No filme “Gattaca- Experiência Genética” (Vírgula) de 1997, as classes sociais são dividas a partir do gene do indivíduo que tanto pode ser considerado inferior ou superior pela sua sequência de bases nitrogenadas. A O longa revela o hábito de crucificação de seres de diferentes regiões com fatores fenótipos distintos (Construção consfusa. Reformule-a). Pode-se relacionar o tema à situação vivida no século IXX XIXe XXI, pois na mesma forma em que os africanos foram considerados inferiores geneticamente e atrasavam a sociedade, a população amarela sofre ataques pelo estereótipo e ego da desinformação, associado ainda à ausência de visibilidade no movimento antirracista. (A contextualização do tema pode melhorar)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, cabe mencionar os empecilhos causados pela tese (Formule com mais clareza). Em uma país que abriga a maior colônia japonesa (Vírgula) atrás apenas do próprio Japão, (Apresente a fonte desse dado) é plausível o maior número de julgamentos preconcebidos e atos de violência física (Reformule e apresente essa ideia com mais clareza). Assim, milhares de jovens sofrem com sequelas mentais e possuem vergonha das suas raízes, significando que os descendentes asiáticos vivem de forma pacífica, porém não são integrados à sociedade brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, existem ideais que contribuem para a persistência do tema. De acordo com “Bauman” (Vírgula) em tempos de modernidade, por exemplo, a violência ao próximo é habitual mesmo que ela não seja evidente, no que explica o motivo do preconceito amarelo ser despercebido pelos apelidos de “gênio” ou o fato da maioria dos descendentes terem uma maior renda em relação à média. (Reestruture. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse âmbito, é viável a aplicação de medidas pela sociedade e o governo federal para amenizar a situação. Para esclarecer e tornar visível o preconceito, urge a mídia exibir, por meio de hashtags e programas com influencers que representam a luta asiática, (Melhore a progressão de ideias) objetivando o conhecimento e aprendizado sobre a origem da cultura de idem. Somente assim, será possível a erradicação de pressupostos sobre o vírus.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |