A temporada de 2017 “Viva a diferença“ (Vírgula) da novela Malhação, abordou sobre o preconceito vivido pela personagem Tina, relacionando a sua descendência asiatica, com uma suposta inteligência acima da média. Tal situação não distoa-se da realidade, em que muitos os tratam com piadinhas ou até mesmo se distanciam por medo de se contaminar com alguma doença “criada“ por eles. Atitudes estas preconceituosas, racistas e criminosas, que devem ser tratadas e corrigidas por lei e pela sociedade. (Melhore a contextualização do tema, deixando a questão do preconceito amarelo explícito. Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Em períodos de vestibulares, como o ENEM (Desenvolva a sigla), torna-se recorrente pensamentos de insegurança em competir com descendentes asiáticos, pois são estigmatizados por serem muito inteligentes, infelizmente estes também são vítimas de preconceito (Vírgula) pois são considerados criadores de doenças e vírus, assim como o Covid-19, que por muitos é retratado como uma invenção da China, com o intuito de disseminar uma parcela da humanidade. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, esse bullying é naturalizado e tratado com desprezo, no o qual não há preocupação com os sentimentos e angústias sofridos pela vítima, em que pode acarretar em transtornos psicológicos como a depressão. No entanto estas atitudes devem ser consideradas e realmente tratadas como um crime, seja ao racismo ou xenofobia. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania (Vírgula) por meio de um projeto de lei entregue a Câmera dos Deputados, em que deve garantir que os direitos de todos os cidadãos estão sendo assegurados e promover uma campanha visando que atitudes como racismo, xenofobia contra descendentes asiaticos é considerado crime, e quem cometer tal transgressão responderá processo contra essa lei (Melhore a progressão de ideias). Espera-se com essa medida combater o preconceito amarelo.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |