Como combater o preconceito amarelo - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A temporada de 2017 “Viva a diferença“ (Vírgula) da novela Malhação, abordou sobre o preconceito vivido pela personagem Tina, relacionando a sua descendência asiatica, com uma suposta inteligência acima da média. Tal situação não distoa-se da realidade, em que muitos os tratam com piadinhas ou até mesmo se distanciam por medo de se contaminar com alguma doença “criada“ por eles. Atitudes estas preconceituosas, racistas e criminosas, que devem ser tratadas e corrigidas por lei e pela sociedade. (Melhore a contextualização do tema, deixando a questão do preconceito amarelo explícito. Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Em períodos de vestibulares, como o ENEM (Desenvolva a sigla), torna-se recorrente pensamentos de insegurança em competir com descendentes asiáticos, pois são estigmatizados por serem muito inteligentes, infelizmente estes também são vítimas de preconceito (Vírgula) pois são considerados criadores de doenças e vírus, assim como o Covid-19, que por muitos é retratado como uma invenção da China, com o intuito de disseminar uma parcela da humanidade. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, esse bullying é naturalizado e tratado com desprezo, no  o qual não há preocupação com os sentimentos e angústias sofridos pela vítima, em que pode acarretar em transtornos psicológicos como a depressão. No entanto estas atitudes devem ser consideradas e realmente tratadas como um crime, seja ao racismo ou xenofobia. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania (Vírgula) por meio de um projeto de lei entregue a Câmera dos Deputados, em que deve garantir que os direitos de todos os cidadãos estão sendo assegurados e promover uma campanha visando que atitudes como racismo, xenofobia contra descendentes asiaticos é considerado crime, e quem cometer tal transgressão responderá processo contra essa lei (Melhore a progressão de ideias). Espera-se com essa medida combater o preconceito amarelo.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200