5.1 - Como combater o preconceito amarelo - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
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Segundo a Constituição federal brasileira, de 1988 (CF 1988), todos os cidadãos são iguais perante a lei. Entretanto, o que se observa, na prática, é a divergência de tal preceito do documento, uma vez que o preconceito contra os povos de origem asiática é uma nefasta realidade que incita a violência e a exclusão social no país. Nesse sentido, fatores históricos que rotulam orientais como inimigos, bem como o racismo institucional são fatores que reforçam essa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe ressaltar que construções históricas são ferramentas poderosas para a criação de realidades e que, muitas vezes (Vírgula) podem ser violentas. Comprova-se isso com o chamado “Perigo Amarelo”, termo cunhado pelos Estados Unidos, no pós-guerra, para rotular os japoneses como os principais inimigos das nações. Nesse ínterim, cidadãos de origem asiática sofrem com a xenofobia e a dura repressão, sendo passíveis, até mesmo, de morte, inclusive nos dias atuais, o que é inaceitável em pleno século XXI. Assim, a exclusão social e a violência contra a população nipônica se tornam um preconceito legitimado por raízes históricas que se faz presente até os dias atuais. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o racismo institucional, propalado por representantes de Estado, reforça o preconceito amarelo. Um exemplo disso pôde ser visto, recentemente, com a postura do parlamentar Eduardo Bolsonaro que, em suas redes sociais, divulgou ódio contra os chineses no contexto da pandemia de Coronavírus. Como consequência, a onda de fake news acerca da origem do vírus ganhou força no país e fez com que os asiáticos fossem alvo de discursos de ódio, o que é vergonhoso diante de tantas evidências científicas que desmentem as correlações feitas. Desse modo, é incontestável que a fala racista de membros que representam as grandes instituições moldam o comportamento social. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que o passado não pode ser moldado, mas que medidas, no presente, são necessárias para atenuar a problemática. Cabe, portanto, ao Ministério da Educação se responsabilizar (Muito bem. Apresentou o agente) pela instrução populacional acerca das culturas orientais. Isso pode ser feito por meio de aulas ministradas nas escolas de ensino básico que versem sobre a formação e os costumes dos povos amarelos, a fim aumentar a instrução populacional e minimizar o preconceito social contra essa população. Tal medida pode incluir depoimentos de cidadãos nipobrasileiros com relatos e experiências de xenofobia que sofreram. Desta maneira, espera-se garantir a equidade de direitos, conforme assegura a CF de 1988.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos do seu texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200