O preconceito é toda forma de intimidação, seja ela, (Sem vírgula) física ou moral, que visa reprimir ou excluir algum indivíduo da sociedade. Posto isso, fica explícito no contexto brasileiro atual as constantes manifestações xenofóbicas em relação aos asiáticos, sobretudo, devido ao vírus da Covid-19. Ademais, o preconceito manifestado atualmente (Vírgula) além de possuir raízes históricas (Vírgula) apresentou-se de um modo mais intenso após a inserção da comunicação virtual (Vírgula) corroborando assim com uma situação caótica. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Certamente, com o início da colonização do Brasil, no século XV, as primeiras manifestações preconceituosas se apresentavam, em especial, dos portugueses em relação aos indígenas. A imposição cultural e étnica de determinados grupos na sociedade sempre existiu e com o passar dos anos foi se intensificando e promovendo o caos. Nesse viés, a situação apresentada no Brasil com a eclosão da Covid-19 demonstra a persistência do pensamento xenofóbico dos indivíduos em relação ao diferente (Vírgula) cuja justificativa incita os asiáticos como precursores do vírus disseminado. Desse modo, fica evidente no pensamento de Confúcio que se o presente não é alterado de modo a reprimir os preconceitos e atos desumanos, ele continuara a persistir no futuro. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a situação caótica que o preconceito pode disseminar é observado no livro "Capitães de Areia" onde um grupo de crianças abandonadas sofre a exclusão e as péssimas condições de tratamento do próprio país. Fica posto que esse tipo de atitude coloca a vítima em uma posição vulnerável e depressiva, enquanto que o agressor assume uma postura superior e ignorante que, para Sócrates, '' existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância'', sendo esta última vista como o mal social. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, fica explícito que toda forma de preconceito revela a ignorância e a aversão de um cidadão. Assim sendo, espera-se que o Poder legislativo reformule (Muito bem. Apresentou o agente) as leis de proteção social com uma maior intensificação penal aos criminosos e, sobretudo, com a propagação de uma sociedade mais harmônica e pacífica que se consolidará, segundo Paulo Freire, por meio da educação. Dessa maneira, haveria redução no preconceito persistente além da consolidação de pensamentos menos intimidadores.
Comentários do corretor
A abordagem do tema está tangencial. Cuidado. Reestruture e explore com mais produtividade (respeitando o recorte temático). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |