“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Essa frase de Albert Einstein ostentou os entraves que circundam o combate às diversas formas de discriminação enraizados na sociedade. Desde a virada da década, corroborado com o surgimento do Sars-Cov-2 em Wuhan, na China, ganhou notoriedade casos de agressão à a pessoas de ascendência asiática, com movimentos de combate surgindo ao redor do mundo, porém muito áquem aquém do necessário para erradicar o preconceito amarelo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em um primeiro plano, fazendo uma analogia com a filosofia kantiana, a intolerância existente pode ser vista como o resultado de fatores inatos ao indivíduo com o que foi incorporado a partir das experiências vividas. Tal cenário é agravado com o alastramento de “fake News” que é observado nas diversas redes sociais pela internet, como vídeos de produtos produzidos na China que estariam contaminados, o desenvolvimento proposital do Sars-Cov-2 em laboratório, entre outros. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é válido analisar que mesmo com legislações que obstem qualquer forma de intolerância, como a Constituição federal de 1988 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda é perceptível que a impunidade prevalece, principalmente em relação ao racismo étnico, sendo um grande obstáculo no seu combate e incapacitando as vítimas de ação contra. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que assegurar dignidade ao povo amarelo em terras estrangeiras a este é um desafio e requer ações urgentes. Sendo assim, instituições educacionais precisam (Muito bem. Apresentou o agente) inserir aulas e palestras que corroborem com o pensamento crítico contra notícias falsas que inundam a população. Cabe também às instituições policiais e de justiça criarem meios oficiais de denúncia e investirem na investigação e punição dos agentes de atos de xenofobia. Dessa forma, assim como a desintegração de um átomo tornou-se simples na atualidade, preconceitos poderão sem quebrados.
Comentários do corretor
Evite um recorte superficial do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |