Desintegrando preconceitos - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
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“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Essa frase de Albert Einstein ostentou os entraves que circundam o combate às diversas formas de discriminação enraizados na sociedade. Desde a virada da década, corroborado com o surgimento do Sars-Cov-2 em Wuhan, na China, ganhou notoriedade casos de agressão à a pessoas de ascendência asiática, com movimentos de combate surgindo ao redor do mundo, porém muito áquem  aquém do necessário para erradicar o preconceito amarelo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em um primeiro plano, fazendo uma analogia com a filosofia kantiana, a intolerância existente pode ser vista como o resultado de fatores inatos ao indivíduo com o que foi incorporado a partir das experiências vividas. Tal cenário é agravado com o alastramento de “fake News” que é observado nas diversas redes sociais pela internet, como vídeos de produtos produzidos na China que estariam contaminados, o desenvolvimento proposital do Sars-Cov-2 em laboratório, entre outros. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é válido analisar que mesmo com legislações que obstem qualquer forma de intolerância, como a Constituição federal de 1988 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda é perceptível que a impunidade prevalece, principalmente em relação ao racismo étnico, sendo um grande obstáculo no seu combate e incapacitando as vítimas de ação contra. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que assegurar dignidade ao povo amarelo em terras estrangeiras a este é um desafio e requer ações urgentes. Sendo assim, instituições educacionais precisam (Muito bem. Apresentou o agente) inserir aulas e palestras que corroborem com o pensamento crítico contra notícias falsas que inundam a população. Cabe também às instituições policiais e de justiça criarem meios oficiais de denúncia e investirem na investigação e punição dos agentes de atos de xenofobia. Dessa forma, assim como a desintegração de um átomo tornou-se simples na atualidade, preconceitos poderão sem quebrados.

Comentários do corretor


Evite um recorte superficial do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200