O preconceito amarelo é uma forma de discriminar pessoas nascidas ou ascendentes de países asiáticos. De modo que, na opinião desses preconceituosos (Vírgula) eles foram a causa do covid-19. Entretanto, é claro que os chineses não são culpados se o vírus surgiu em seu país, porém esse fato não é suficiente para que esse racismo acabe. Com isso, convém analisarmos as consequências desse preconceito na sociedade e como podemos combatê-lo. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é cabível citar que o preconceito é como uma fruta podre que contamina as outras, tornando todas ruins. Por isso, levando essa metáfora para a realidade (Vírgula) se torna insuportável a convivência em sociedade com pessoas contaminadas pelo preconceito. Dessa forma, umas das consequências do preconceito amarelo é a depressão que se manifesta geralmente após um acontecimento traumático na vida de um indivíduo. Portanto, quando asiáticos sofrem discriminação por meio de palavras ou em situações de extremas agressão agressões é provável que posteriormente a vítima venha a ser preenchida por uma tristeza deixando-a deprimida. Ademais, enquanto medidas não forem tomadas em prol dos asiáticos (Vírgula) a discriminação continuará a acontecer. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é necessário expor que se um asiático é acarretado de uma depressão em decorrência do preconceito sofrido esse acontecimento pode o levar à morte. Isso porque se porventura as palavras usadas pelo agressor forem “você não deveria ter nascido” é provável que a vítima não consiga superar ou suportar essas palavras e acabe tirando a própria vida. Sendo assim, torna-se cada vez mais inadmissível que o preconceito contra asiáticos continue existindo. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver a problemática do preconceito amarelo faz-se necessário uma solução eficaz. Assim, é necessário que os deputados estaduais (Vírgula) por meio do Poder Legislativo (Vírgula) criem uma lei para indenizar financeiramente as vítimas de preconceito amarelo. Dessa forma, a lei funcionaria assim: se algum indivíduo praticar racismo contra um asiático o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) deverá pagar uma quantia generosa ao indivíduo sofredor como uma forma de “compensar” o estrado causado pelo agressor. (Ideias fragmentadas) A fim de que com esse dinheiro a vítima faça uso de um terapeuta para ajudá-la a superar esse trauma. Somente assim, as pessoas pensaram pensarão duas vezes antes de serem preconceituosas.
Comentários do corretor
Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Delimite e explore mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |