A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país (Vírgula) prevê em seu artigo 5° que todos são iguais perante a lei. Todavia, tal norma não acontece, destacando-se entre as causas e as consequências, (Sem vírgula) a educação asiática de qualidade e, em consequência disso, destaque dos orientais no mercado de trabalho. Assim faz-se necessário medidas governamentais que amenizem amenizar tal problemática. (Tangenciamento do tema. Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, vale destacar que a educação asiática de qualidade contrasta com a teoria da pedagogia tradicional voltada para a manutenção do ''status quo'' presente na sociedade brasileira. Isso, pois, a educação no Brasil, fundamentada em tal idéia ideia, não prepara os cidadãos do país para a competição nos postos de trabalho em comparação com o modelo educacional adquirido pelos asiáticos e seus descendentes. Tal fato contribui para o crescimento do preconceito amarelo, o qual deve ser combatido pelo estado. (Tangenciamento do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, os melhores postos de trabalho são ocupados pela ''etnia amarela'' (Vírgula) elemento que funciona como a ideia de ''estimulo resposta'' (Vírgula) segundo a teoria pedagógica de Skinner. A exemplo dessa situação, tem-se a perda da vaga de emprego como estímulo negativo e assim surge o ódio ao estrangeiro como resposta fato que contribui para a manutenção do preconceito amarelo. Dessa forma, faz-se necessário combater esse mecanismo de segregação social. (Discussões incoerentes)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário combater o preconceito amarelo. Através do Ministério da Educação, o governo deve criar (Muito bem. Apresentou o agente) uma política pública de conscientização referente aos malefícios que preconceito amarelo causa, por meio de campanhas públitaria publicitárias- no horário nobre de televisão - afim a fim, de reduzir tais práticas preconceituosas. Por fim, a adoção de tais medidas proporcionarão a eficácia descrita na Constituição.
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |