Combate ao preconceito amarelo na contemporaneidade brasileira - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 11/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É perceptível (Vírgula) com a chegada do vírus covid-19, cuja origem foi localizada na China, que o preconceito contra asiáticos se tornou crescente e supostamente justificável ao ver de muitos. Na série “Grey’s Anatomy” um cenário semelhante é mostrado quando um paciente chega ao hospital "Grey-Sloan" durante a pandemia e explicita que não que ser atendido por um médico chinês, pois eles carregam o vírus. Esta afirmação, além de errônea e preconceituosa, na contemporaneidade, é trivialmente usada fora da ficção como argumento para a exclusão social de povos orientais, sendo promovida acompanhada de outras notícias falsas nas mídias e do papel passivo do Estado em combatê-las. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é inegável destacar o papel das redes virtuais na disseminação da intolerância aos amarelos. De acordo com o documentário “O Dilema das redes” (Vírgula) os meios digitais são a maneira mais rápida e de maior alcance de comunicação na atualidade, portanto, uma fala que traz conotação preconceituosa alcança uma enorme massa de indivíduos e os induz ao mesmo pensamento, dado que o algoritmo das redes não é programado para bloquear mensagens de injúria racial, apenas para mostrar mais conteúdos em alta, ocorrendo a possibilidade de normalização de preconceitos. (Delimite e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo pontuar a ineficácia governamental em garantir o cumprimento e a criação de normas eficientes para a amenização do quadro. A exemplificar, é afirmado na Constituição federal de 1988 que é dever governamental garantir não só a punição a qualquer forma de prática ou indução a discriminação, como, equitativamente, garantir a todos os brasileiros o exercício de sua vida de forma plena, dentro de seus direitos. Conquanto, em vista da persistente conjuntura de intolerância oriental, é lícito afirmar que o Estado não está a cumprir com o proferido na documentação. (Cuidado com discussões tendenciosas. Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, com base no supracitado, é substancial que seja reconhecido o impacto da transmissão de informações falsas e discursos de ódio (Vírgula) e a ineficiência governamental em reduzi-las como precursores da problemática, (Ponto final) Logo, é mister que o Estado crie (Muito bem. Apresentou o agente) um projeto de lei, a ser enviado à Câmara dos Deputados, que explicite a ilegalidade da divulgação de informações ilegítimas, por meios digitais ou outros. Em conjunto, deve ser criado um órgão governamental voltado para a fiscalização desta lei, assim, por meio de uma maior disponibilidade de conhecimentos verídicos e de fontes mais seguras, a população poderá reconhecer a irracionalidade da existência do preconceito amarelo, tornando cenários como o da unidade Grey-Sloan exclusivos a ficção.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200