Preconceito Naturalizado - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 11/06/2021

Status:

Corrigida
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Segundo a Constituição federal de 1988, práticas racistas são consideradas crime no Brasil, entretanto, pessoas de origem asiática, principalmente imigrantes, ainda sofrem diversos preconceitos e violência (especialmente a simbólica). Tal questão se deve ao fato da naturalização desses ideais e da esteriotipação dos grupos orientais (Muito bem. Formulou a tese). Dessa forma, se torna necessário discutir sobre esse problema que assola a sociedade brasileira. (Excelente. Contextualizou o tema) 

(Boa estratégia coesiva) Analisando à luz da história, países extremamente capitalistas, como os Estados Unidos, sempre promoveram discursos de ódio aos países orientais, deduzindo que seriam uma ameaça comunista para o mundo. Nesse sentido, criou-se uma naturalização do problema (Vírgula) e é fazer piadas e reproduzir expressões preconceituosas se tornou comum na sociedade. Porém, com o avanço do Covid-19, os ataques se intensificaram e essas minorias têm levantado movimentos nas redes sociais para combater esse racismo, uma vez que tal gera violência e oprime esses indivíduos. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, grupos asiáticos são extremamente estereotipados no Brasil e expressões como "chinês vem para fazer pastel" ou "todo japonês é bom em matemática" são muito recorrentes no dia a dia dos brasileiros. Ademais, com a pandemia, essa população tem sido caluniada e injuriada pela criação do vírus (Melhore a construção dessa ideia) e culpados pela pandemia. Tais atitudes evidenciam o preconceito e revelam a sombria realidade dessas pessoas viverem na sociedade brasileira. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário criar medidas para desnaturalizar o preconceito amarelo e criar medidas para combatê-lo, cabendo ao Ministério da Educação incluir (Muito bem. Apresentou o agente) nas grades curriculares debates e estudos sobre o assunto, para demonstrar a gravidade do problema é procurar soluções para o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). Ainda, é dever do Poder Legislativo e Executivo criar e aplicar efetivamente leis que defendam essas populações, pois assim a Constituição de 1988, considerada a mais cidadã, fará seu papel e a sociedade será mais justa.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200