O filme "Jojo Rabbit" retrata a vida do garoto Jojo durante o período da Segunda Guerra Mundial , destacando principalmente sua percepção, até então favorável ao nazismo, para sua mudança de postura contra o Holocausto. A obra cinematográfica foca nas maldades feitas contra os judeus e como isso gerou um pensamento coletivo em todos ao redor. Assim (Vírgula) trazendo a história para os dias atuais, analisa-se que o pensamento coletivo sobre tal fato é motivo para gerar preconceitos contra minorias. O preconceito amarelo é um exemplo dessa verdade, pois observa-se que cada dia é mais frequente o ódio a pessoas asiáticas, causado pela influência histórica do prejulgamento de pessoas dessas descendências. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro verifica-se que a herança histórica é fator contribuinte para tal problemática, já que países como os Estados Unidos, que detém de uma grande influência mundial, pioram a situação passada. Prova disso encontra-se na Guerra Fria, período em que os Estados Unidos, capitalista, demonstrou a inferioridade de seu oponente, a União Soviética. Já em tempos modernos, analisa-se que o atual oponente do país da potência capitalista é a China, atuando contra o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade), responsabilizando tal por diversas enfermidades mundiais. Porém o que deve ser examinado é como essa influência atinge principalmente pessoas de origem asiática. (Reestruture as discussões apresentadas. Cuidado com o tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório que os ciclos sociais em que as pessoas vivem contribuem para a disseminação do preconceito amarelo, já que nunca tendem a sair da sua cotidiana ignorância (Cuidado. Afirmação tendenciosa). Essas ações podem ser observadas com frequência em reality shows, os quais obrigam cidadãos de diversas bolhas a viverem a mesma realidade, o último notado foi no Big Brother Brasil 2019, onde o país todo pode notar os ensinamentos do participante Babu Santana, homem de pele preta, sobre o racismo, direcionando o tema a leigos no assunto. Observa-se assim como é necessário a presença de pessoas asiáticas para falarem e defenderem sua pauta. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. É de papel primordial do Ministério da Educação promover (Muito bem. Apresentou o agente) em escolas brasileiras palestras sobre o preconceito asiático, tanto como incrementar na educação de base a história dos mesmos, para que dessa maneira as crianças tenham o hábito de conviver com a diferença racial. Cabe também, (Sem vírgula) a organizações como a ONU (Organização das Nações Unidas) penalizar países que incentivem o preconceito amarelo, através de acordos governamentais, a fim de que as nações tenham ciência que essas ações trazem consequências. Somente assim, poderá notar a mudança de postura mundial perante a esse preconceito, como se observa em Jojo, que no fim, (Sem vírgula) compreende a necessidade do respeito ao próximo.
Comentários do corretor
Cuidado com uma possível abordagem tangencial. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |