Preconceito amarelo define-se como a discriminação de pessoas asiáticas ou de descendência asiática. Infelizmente, esse tipo de intolerância racial (Vírgula) apesar de constante (Vírgula) muitas vezes não é pautada e passa despercebida, ocorrendo a naturalização da xenofobia asiática. Neste contexto, o governo federal e as escolas têm o dever de levantar debates sobre o tema, pois (Vírgula) do contrário (Vírgula) piadas maliciosas sobre o físico ou a cultura asiática não deixaram deixarão de existir. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, nota-se que o preconceito amarelo não tem grande visibilidade, e justamente por ser um tema pouco comentado muitas pessoas acham que ele nem é real (Argumento limitado). Apenas agora, pela pandemia do corona vírus coronavírus e as notícias falsas vinculadas a mesma (Use quando houver ideia de igualdade), é que os ataques diários a asiáticos e descendentes de asiáticos ganharam visibilidade. Esse “apagamento” faz com que as vítimas da xenofobia fiquem sem saber oque o que fazer e onde denunciar. Para combater um preconceito devemos dar visibilidade ao mesmo. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, nota-se uma ridicularização da cultura asiática que foi naturalizado não só no Brasil (Vírgula) mas em diversas parte do mundo. Um comentário que circulou bastante nas redes sociais afirmavam que asiáticos ingeriam carne de cachorros e gatos , isso fez com que muitas pessoas sem o conhecimento cultural necessário propagassem comentários maldosos na internet. Acontecimentos como esses generalizam uma imagem negativa sobre os asiáticos, tornando-os alvos de um estereotipo sem sentido. (Reelabore as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Em decorrência disso, cabe ao Estado e às escolas (Muito bem. Apresentou o agente) a tarefa de reverter esse quadro. As escolas, por meio de palestras, debates e podquests podcasts deve conscientizar a população para que essa discussão seja pautada com mais frequência. Por fim (Vírgula) cabe ao governo tomar as medidas cabíveis para que quem pratica o preconceito amarelo sofrer as consequências dos seus atos. Apesar de parecerem pequenos, se esses atos forem executados de forma correta (Vírgula) pessoas com descendência asiática poderão (Vírgula) enfim (Vírgula) se ver livre para viverem sua cultura sem tanta intolerância racial.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e delimite as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |