Conspiração Chinesa - VI - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
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Na produção global "Malhação: Viva a Diferença", a personagem asiática, Tina, trata dos estigmas relacionados a sua cultura, enfatizando chacotas e convicções presentes na sociedade a respeito de sua nação. Em consonância com a realidade essas concepções estão vigentes no convívio de orientais, relacionando-se com suas capacidades intelectuais, estereótipos físicos e língua. Com o início do vírus covid-19 em território Chines, a perseguição ganhou uma maior violência, sendo a pandemia o ápice da disseminação desta segregação. (Ideias fragmentadas) Mostrando-se necessário pensar em como combater o preconceito amarelo, colocando fim às piadas, visões e chagas sociais. (Formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Após declarações polêmicas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atribuindo a responsabilidade da pandemia aos chineses, uma onda de ataques direcionados a população surgiu ferozmente. Desta forma, a acusação de crime biológico contra a humanidade, mesmo sem provas de sua veracidade, acionou uma polêmica conspiratória - “doença chinesa” -, tendo como estopim para a desconfiança, (Sem vírgula) questões políticas de rivalidade entre as duas potências. Segundo o filósofo, (Sem vírgula) René Descartes, deve ser evitada toda precipitação e preconceito ao ser analisado um assunto e apenas ter por verdadeiro o que for distinto. Assim, deixando claro que tais acusações somente devem ser aceitas e disseminadas a partir de provas concretas de sua veracidade. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, outro presidente incentivador de tal acusação é Jair Bolsonaro, que além de seguir com afinco as ideias de seu ídolo Trump, também proporcionou uma cena vexatória com um estrangeiro, utilizando uma piada pejorativa com conotação lasciva a respeito do físico do viajante. Expressões racistas a respeito de orientais - "xing ling" e "asiático é tudo igual" - são comuns e vistas como inofensivas para maioria da população, não percebendo o real ataque que elas promovem sendo crimes de xenofobia e preconceito. Outro estigma relacionado à população é em relação a sua capacidade intelectual, onde paradigmas enraizados na sociedade enaltecem a inteligência do oriente, relacionando-os a pessoas extremamente inteligentes. A personagem supracitada, Tina, deixa claro a cobrança imposta por sua cuna, onde diz que todo asiático é considerado "nerd". Desta forma, menosprezando seus esforços pessoais e gerando a ideia de que sua nacionalidade é sinônimo de sucesso. O preconceito linguístico e culinário também são marcas presentes quando o intuito é menosprezar tal cultura, ofendendo os costumes tradicionais de uma nação. (Delimite as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, é imprescindível que sejam adotadas medidas a fim de cessar o preconceito amarelo. Para isso seria necessária a criação de leis eficazes, por parte do Legislativo - órgão responsável pela criação das leis - (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) com objetivo de punir veementemente praticantes de tal ato preconceituoso, bem como ataques virtuais, contando com ajuda da Polícia federal com investigações do crime no âmbito tecnológico das redes sociais. Instituições psicológicas devem oferecer apoio às vítimas da violência; escolas devem conscientizar a respeito de tais condutas, evidenciando o quão prejudiciais elas são. A educação familiar também é de suma importância, ajudando a desconstruir preceitos da sociedade e abrindo a mente das crianças para um senso mais crítico. Somente assim, a população oriental teria seu respeito merecido perante a sociedade, acabando com a pressão e a ofensa social e psicológica.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Evite uma argumentação expositiva. Reestruture as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200