Em dezembro de 2019 (Vírgula) a cidade chinesa de Wuhan notificou a descoberta de um novo coronavírus, que, em poucos meses, alastrou-se se alastrou pelo mundo e adquiriu status de pandemia. Devido a isso, tornou-se comum que pessoas amarelas (pessoas de ascendência asiática) fossem culpados pela disseminação do vírus e discriminadas. Todavia, o preconceito contra amarelos é um problema antigo que, devido à falta de informações e debates sobre o assunto, acabou sendo normalizado pela sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Antes de tudo, é preciso destacar que a falta de discussão sobre o preconceito amarelo pode ser atribuída ao mito da "minoria modelo", que se utiliza de estereótipos supostamente positivos sobre asiáticos (como dizer que são mais inteligentes, trabalhadores e honestos) para apontá-los como um modelo a ser seguido por outras minorias e reforçar a "meritocracia". Entretanto, esses estereótipos também são utilizados para deslegitimar as conquistas e esforços de pessoas amarelas e (Vírgula) quando alguém não se encaixa nesse modelo, é discriminado, como ocorreu com a doutora Nise Yamaguchi, que foi alvo de piadas racistas após seu depoimento na CPI da Covid. (Melhore a apresentação desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há o mito das três raças, que apresenta o Brasil como constituído unicamente por brancos, negros e indígenas e gera o apagamento de pessoas amarelas nascidas no Brasil, contribuindo para que continuem sendo tratados como estrangeiros em seu próprio país. Como exemplo, é possível citar o caso envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que ao ser questionado sobre o livro "Tormenta", da jornalista Thaís Oyama, chamou a autora de "japonesa" e disse não saber o que ela faz no Brasil, apesar de a jornalista ser brasileira nata. Entretanto, essa conduta não é um caso isolado, visto que na sociedade brasileira são comuns ações como chamar toda pessoa amarela de "japa" ou dizer que "todo asiático é igual". (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é necessário que o governo (Muito bem. Apresentou o agente) tome ações que combatam o preconceito amarelo, investindo principalmente em informar a população sobre essas formas de discriminação e desconstruir os mitos relacionados a pessoas asiáticas, o que pode ser feito ao abordar essas questões nas escolas e em anúncios em canais de televisão abertos, além de criar e divulgar centros de denúncia, de modo a garantir que essas ações não continuem impunes.
Comentários do corretor
A tese precisa ser retomada ao longo do desenvolvimento. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |