De acordo com o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. No entanto, em relação ao preconceito amarelo, observa-se justamente o contrário, visto que, (Sem vírgula) o tecido social brasileiro se mostra fértil para inúmeras intolerâncias e descaminhos em pleno século XXI. Isso, (Sem vírgula) pode ser agravado com o posicionamento da sociedade frente ao impasse e a má influência midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, vale pontuar o posicionamento da sociedade, no que diz respeito ao preconceito amarelo no corpo social brasileiro. Nessa perspectiva, segundo o site Hypeness, o racismo contra pessoas nascidas ou de ascendência asiática (Ideia incompleta). Sob essa ótica, julgamentos pré-determinados que envolvem a origem, crença ou costumes dos indivíduos amarelos, faz com que eles se tornem "invisíveis" na nação verde-amarela. Dessa forma, torna-se banalizado a abordagem deste problema na população brasileira. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a má influência midiática proporciona um ambiente conflitante. Segundo Augusto Cury, célebre escritor norte-americano, “A discriminação demora horas a ser construída, mas séculos para ser destruída”. Sob esta ótica, a propagação de discursos preconceituosos tem se espalhado em plataformas digitais. Um cenário alarmante, (Sem vírgula) foi durante a pandemia da Covid-19 - pandemia iniciada na China -, referências a pessoas nativas ou descendentes do país chinês, expressões como "você é o vírus", pôde ser notória em veículos de comunicação (Melhore a progressão de ideias). Logo, enquanto os discursos de ódio no meio digital, (Sem vírgula) não forem passíveis de punições, poder-se-á observar a persistência dessa problemática na sociedade brasileira. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para combater o preconceito amarelo na sociedade. Para isso, cabe ao Poder Público e às mídias digitais, (Sem vírgula) promoverem (Muito bem. Apresentou o agente) a aceitação da temática nas esferas sociais, através de palestras, debates, campanhas publicitárias, lives com pessoas nascidas ou de ascendência asiática, a fim de reverter o quadro exposto, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |