Na morfologia, ‘’Preconceito’’, (Sem vírgula) define-se como um "pré-conceito’’ ou ‘’pré-julgamento’’, (Sem vírgula) acerca de algo ou alguém a quem se tem pouco conhecimento. Por conseguinte, se tem ações verbais e/ou não-verbais preconceituosas de índole repulsiva voltada a específicos grupos sociais, como mulheres, LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), negros e amarelos. De fato, no contexto global e local, o ódio, a intolerância e o desrespeito contra descendentes e nativos asiáticos, (Sem vírgula) acontece de forma inconsequente e deliberada. (Vírgula) abrindo brechas para crimes, muitas vezes disfarçados de opinião. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Na temporada ''Viva a diferença'', da novela ''Malhação'', a personagem Tina passa por alguns dos muitos conflitos que descendentes de asiáticos passam desde a infância. Apelidos, infelizmente, comuns como ''Japinha'', ou até mesmo a generalização quando dizem ''Asiáticos são todos iguais'', são ideias infelizes, espalhados inconsequentemente em ambientes onde atos assim, (Sem vírgula) deveriam ser combatidos: a escola. Tina, assim como vários outros estudantes, sofrem não só com a generalização de suas origens, como também, (Sem vírgula) a estereotipação de que suas conquistas na escola ou em vestibulares, (Sem vírgula) se dá pela sua ascendência. (Melhore a apresentação desse argumento)
(Melhore a estratégia coesiva) Ao mesmo tempo que pessoas sofrem em ambientes educacionais, a há uma falta de representatividade e reconhecimento local e mundial, na área das artes visuais, com destaque no cinema e na música. O que se pode observar, felizmente, é o reconhecimento em grandes premiações como o ''Oscar'', já vem acontecendo, apesar de não significar que o problema foi resolvido. Contudo, o grande Oscar entregue ao filme sul-coreano ''Parasita'', e grupos musicais do gênero J-pop e K-pop, quebram a barreira linguística, além de serem fenômeno mundial, são fundamentais a essa luta, instigando nativos e/ou ascendentes ao mundo da arte. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Mediante o exposto, em suma (Vírgula) o preconceito não tem idade, nem local, presente em ambientes escolares com estereotipação, assim como no mundo artístico, com pouca representatividade que aos poucos ganham foco. Desse modo, para que as vítimas na escola tenham voz, é fundamental a criação e expansão de grupos, como o Grêmio Estudantil, focados no combate e na exposição de atos preconceituosos. Outrossim, grupos nas redes sociais, aliados ao Ministério do Turismo, têm o papel de divulgar e integrar várias culturas, como a asiática, desprezando sempre a intolerância.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |