Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, a Saúde e a Cultura – UNESCO: “o respeito as questões identitárias de um povo está circunstanciado no desenvolvimento socioeducacional da sociedade”. Dessa forma, na atualidade, devido à pandemia do Covid-19, perpetuou discussões preconceituosas contra indivíduos asiáticos, culpando-os. Outrossim, por considerar um cenário de saúde pública o combate ao “preconceito amarelo” adentra numa resposta assistencialista, cuja educação formal possibilita reflexão ética e empatia ao próximo. Então, a reformulação da base curricular brasileira pode influenciar nesse impasse étnico. Além disso, as fake news – notíciais falsas, equacionam desequilíbrios sociais por propagar assuntos errôneos e, consequentemente, pode prejudicar uma cultura. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nessa abordagem, infere-se dimensionar, inicialmente, como o ensino configura ação responsável diante desses atos adversos, pelos quais taxam a população da China, por exemplo, como “fabricadores de vírus” ou espiões tecnológicos. Este último denunciado, sem comprovação, pelo ex-presidente norte americano Donald Trump. Sendo assim, o meio educacional ainda edifica solução viável para eliminar esse desrespeito. No entanto, no Brasil, principalmente, as escolas necessitam estabelecer disciplinas mais reflexivas e humanas, tais quais a filosofia, sociologia e a ética. É só por intermédio de uma base curricular humanística na qual a responsabilização cidadã efetivará moralidade e justiça a qualquer civilização. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, observa-se uma problematização dessa situação quando as fake news – notícias falsas, disseminam conteúdo sem veracidade. Tal exemplificação é o fato de ser compartilhado na internet a notícia de que o vírus –Covid-19 foi criado em laboratórios do oriente ou que mercadorias advindas da China estão infectadas por patógenos. Logo, sendo o ciberespaço ambiente anônimo, muitas vezes, sem leis definidas, é preciso atenção e cuidado ao compartilhar informações. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, o preconceito amarelo é combatido com soluções educacionais e atitudes éticas indivíduas individuais. Para tanto, resoluções são imprescindíveis para resolver a temática. Isto posto, cabe ao Ministério da Educação – MEC, órgão responsável por políticas pedagógicas do país e de inclusão social, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) propor, por meio da Base Comum Curricular da educação brasileira, a inserção de disciplinas humanas e de estudos-sociais estudos sociais, com ênfase na ética cidadã e no respeito à cultura alheia. Além de enrijecer o conhecimento pode esclarecer dívidas étnicas e, assim, criar responsabilidade e um país democraticamente correto.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |