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Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
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Na Lei n°9459 (Vírgula) de 1997 (Vírgula) diz que serão punidos quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito a raça, cor, etnia, religião ou precedência nacional. Nesse sentido, tal premissa não se faz presente no contexto brasileiro vigente, uma vez que pessoas de ascendência asiática vêm sendo alvo de racismo e chacota. Logo, faz-se necessário medidas a fim de amenizar esse impasse, que dentre as principais causas estão a falta de atitude governamental somada à omissão da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a falta de atitudes do governo está entre as principais causas do preconceito com pessoas amarelas. Nessa óptica ótica, de acordo com o filantropo Chico Xavier, a omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparado ao um crime que se pratica contra a comunidade inteira. De maneira análoga, é quase inexistente politicas públicas e privadas voltada para esclarecer e conscientizar a população acerca de assuntos que, ao longo do tempo, foram vistas de forma preconceituosa. A exemplo disso, pode-se destacar a força que esse racismo ganhou depois que Donald Trump, (Sem vírgula) usou um termo racista para se referir às pessoas amarelas e ao vírus Covid-19. Dessa forma é inaceitável que esse tipo de crime seja tolerado. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão da sociedade está ligada como mais um dos fatores que agravam o impasse. Nesse contexto, de acordo com o filosofo brasileiro Felipe Pondré Pondé, o qual afirma que a evasão ao estrangeirismo é ainda entendida, pela maioria do povo brasileiro, como uma prática comum e que pode ser justificada pelo medo da crise econômica e da decadência da identidade nacional. Sob esse viés, é perceptível a perpetuação de um cenário brasileiro que, que ao invés de "estender a mão" contribui para a exclusão, chacota e preconceito a pessoas asiáticas. (Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica evidente que a falta de atitude do governamental e a omissão da sociedade são prejudiciais ao preconceito amarelo e que, portanto (Vírgula) são é necessário  necessárias mudanças. Por isso o Ministério Da Educação, (Sem vírgula) deve promover (Muito bem. Apresentou o agente) debates midiáticos em parceria com as mídias que, sobretudo, abordem as consequências negativas da postura preconceituosa dos brasileiros quanto aos asiáticos. Nesse sentido, o intuito de tal medida é tornar possível a pessoas amarelas e a punição a quem cometer esse crime. Feito isso, uma sociedade mais justa e consciente será formada, e a atitude de cooperação, defendida por Chico Xavier, finalmente estará em ação para benefício de todos.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200