Sobre a perspectiva do filósofo Immanuel Kant, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. De maneira análoga, percebe-se que há (Vírgula) no Brasil, um déficit educacional capaz de expandir o preconceito contra pessoas de ascendência asiáticas. Desta forma, urge que medidas sejam tomadas para amenizar a problemática, o que é motivada não só pelas fake news (Vírgula) mas também pelo ódio de quem é diferente. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, evidencia-se a disseminação de notícias falsas como fator determinante para a persistência desse estigma,tendo em vista que, no ano de 2020 (Vírgula) a notícia de que os chineses fabricaram o vírus da covid-19 ganhou muita repercussão, aumentando o preconceito contra asiáticos. Portanto, indubitavelmente, faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para resolver o compartilhamento de informações. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém ressaltar que o ódio por quem é diferente está entre as principais consequências da questão, visto que, (Sem vírgula) o preconceito pelo diferente vem desde o holocausto, o genocídio de judeus cometido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, verifica-se que, mesmo após avanços constitucionais, ainda há deficiência educacional, o que faz com que os direitos dos asiáticos permaneçam apenas no papel. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para que esse estigma seja solucionado (Vírgula) necessita-se que o Ministério da Educação (Vírgula) por meio de investimentos, crie (Muito bem. Apresentou o agente) projetos para incluir cidadãos de outras etnias na sociedade, dando voz para essas pessoas serem ouvidas e assim diminuir este preconceito. Ademais, é preciso a criação de leis mais rigorosas para evitar a dispersão de informações verídicas, ação essa que se iniciada no presente, (Sem vírgula) é capaz de mudar o futuro, caso contrário, conforme Heráclito de Éfeso, filósofo grego, é impossível progredir sem mudança.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |