Preconceito amarelo: mais um revés de intolerância - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
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O Brasil é um país conhecido pela sua heterogeneidade populacional. No entanto, mesmo com essa diversidade, o respeito ao diferente tem estado ausente nesse contexto, especialmente em relação a aceitação de grupos vindos de determinados países. Atualmente, este comportamento xenofóbico tem assumido escalas exponenciais, principalmente contra as pessoas de origem asiática (Vírgula) resultando no chamado preconceito amarelo que vem sendo desencadeado por uma cultura intolerante, bem como por especulações econômicas e sociais. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante analisar o aspecto histórico imbuído na construção desse tipo de comportamento no nosso país. Como sabido, o Brasil foi redescoberto pelos portugueses, uma vez que o mesmo já era habitado por índios, estes estrangeiros trouxeram em sua bagagem a ideia de uma suposta supremacia europeia, em que seus costumes e sua cultura seriam preponderantes as demais. Esta ideologia foi fazendo parte do processo de constituição do nosso país, sendo processada até os dias atuais, principalmente na postura assumida por certos brasileiros em relação aos imigrantes de origem chinesa que vem sendo alvos de ataques por atrelá-los a existência da covid-19 devido a seus hábitos alimentares e por ter registrado o primeiro caso da doença. Logo, a intolerância resultante de uma construção cultural tende a fomentar o preconceito amarelo. (Delimite as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa agressividade exarcebada contra os chineses vem sendo sustentada também por uma corrente de pensamento especulativo, a qual parte do pressuposto que a entrada de imigrantes chineses restringiria o número de postos de trabalho para os brasileiros. Mesmo diante dessa atitude xenofóbica, o fluxo migratório entre os dois países tem se intensificado, especialmente quanto ao Brasil, influenciada em parte por acordos econômicos firmados entre ambos. Entretanto, quando em território brasileiro e tendo a prerrogativa constitucional de que todos são iguais perante a lei, os chineses são marginalizados social e economicamente por subterfúgios raciais preconceituosos baseados em diferenças culturais. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário ações que possam evitar a ocorrência desse tipo de preconceito. Para tanto, o Ministério da cidadania (Vírgula) junto com o Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos (Vírgula) deve (Muito bem. Apresentou o agente) realizar campanhas macivas sobre altreridade com o objetivo de conscientizar a população quanto ao respeito ao diferente, especialmente de outra nacionalidade. Paralelamente, o Ministério das relações exteriores deve fazer um trabalho conjunto com as embaixadas dos países em que os imigrantes são mais suscetíveis a discriminação, para dar visibilidade por meio de divulgações publicitárias da riqueza cultural desses povos visando estreitar relações de reciprocidade com os brasileiros e, assim, diminuir a incidência de xenofobia contra essas pessoas.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200