A xenofobia é o termo utilizado para designar o medo ou até mesmo ódio de pessoas estrangeiras que consigo carregam culturas, crenças, comidas e costumes típicos de seus países de origem. O povo brasileiro é reconhecido por ser acolhedor acolher a pessoas de outras nações, mas mesmo com tamanha reputação, não é incomum a discriminação com alguns imigrantes, o que se tornou muito comum durante a pandemia do novo Corona vírus coronavírus, mas (Vírgula) afinal, como abolir tais preconceitos? (Não contextualizou o tema propriamente dito. Reestuture)
(Melhore a estratégia coesiva) É extremamente frequente nos depararmos com as frases "eliminar esta raça" ou "asiático é tudo igual" ao nos referirmos a ascendestes ou descendentes de asiáticos, estes estereótipos recebem o nome de "preconceito amarelo", esses comentários absurdamente grosseiros são o resultado da falta de informação da sociedade. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente os discursos de ódio vêm aumentando significativamente devido a covid-19 (Vírgula) que teve origem na China e alastrou-se por todo o mundo, assim muitos deduzem que o país propositalmente produziu o vírus em laboratório. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) a fim de abolir tais pensamentos hostis, devem haver debates sobre o assunto em escolas e ambientes de trabalho, visando a construção de uma sociedade mais consciente e harmônica. Além da criação de uma lei de proteção para impedir que esses indivíduos sofram qualquer agressão, seja ela verbal ou física, fazendo com que sejam acolhidos e seus opressores devidamente punidos.
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |