Preconceito Amarelo : Um Problema a ser Combatido - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo Sócrates afirmou que não era ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo, demonstrando não discriminar indivíduos de diferentes origens. Contudo, ao se analisar as atitudes da maioria dos ocidentais frente as pessoas asiáticas, percebe-se uma aversão, distante do pensamento de Sócrates, a qual foi impulsionada pelo fato do Covid-19 - vírus que gerou uma crise na saúde global - ter surgido na China. Porém, cabe destacar que o preconceito amarelo não é algo recente, como a pandemia do novo coronavírus, já que ele já está consolidado nas nações ocidentais, sendo gerado pela desinformação a respeito dos povos asiáticos e intolerância instantânea a tudo que é considerado diferente. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é notório a existência de uma desinformação em massa sobre as culturas de procedência asiática, sendo esse aspecto nítido nas redes sociais. Segundo o filósofo Parmênides, o caminho do engano é aquele apoiado nas opiniões aceitas sem reflexão. Sob mesmo ângulo, a aceitação, sem questionamentos, de todas as informações, principalmente relacionadas aos hábitos alimentares asiáticos, disponibilizadas na internet gera uma aversão desfundamentada aos povos orientais. Logo, para se combater o preconceito amarelo, deve-se sanar a desinformação. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a intolerância a tudo que é considerado diferente também é responsável pelo preconceito amarelo. De acordo Arthur Schopenhauer, filósofo alemão, todo homem torna os limites do seu próprio campo de visão como os limites do mundo. Em consonância a essa ideia, a determinação de hábitos individuais como sendo corretos pode ser considerada responsável pela repulsão a tudo que se distingue desse padrão. Dessa maneira, a cultura oriental é tida, pelos ocidentais, como sendo estranha e errada, já que não abrange elementos considerados normais àqueles que não compartilham dos mesmos hábitos. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a necessidade de se combater o preconceito amarelo. Assim, o Ministério da Educação, cuja função é garantir um ensino de qualidade no Brasil, deve (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) criar uma cartilha que desmistifique os preconceitos relacionados ao povo oriental, por meio do fornecimento de informações verídicas sobre a diversificada cultura existente no continente asiático, a fim de que ideias de cunho xenófobo deixem de fazer parte da sociedade brasileira. Além disso, tais cartilhas deverão atender não somente aos estudantes, mas também a toda população, que poderá acessá-las pelas redes sociais do Ministério da Educação. Destarte, todos passarão a defender que não são ocidentais nem orientais, mas sim cidadãos do mundo, em consonância ao que foi postulado por Sócrates.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e articuladas com mais produtividade. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200