Culpados por causa do preconceito - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na música “Alexandria”, do cantor brasileiro Tiago Iorc, é retratada uma sociedade, (Sem vírgula) na qual o corpo social padroniza-se pela superficialidade nas relações humanas. De maneira análoga, a sociedade hodierna enfrenta, na prática, o problema exposto pelo músico, uma vez que, no Brasil, o preconceito amarelo auxilia para perpetuação desse quadro deletério. Nesse contexto, deve-se analisar como o individualismo da nação e as fake news impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-las(Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é fulcral pontuar o individualismo social como perpetuador do imbróglio. Nesse sentido, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman menciona em seu livro “sociedade liquida” que vivemos em tempos líquidos, ou seja, uma sociedade individualista e com fluidez nas relações. Sob tal ótica, é notório o individualismo dos brasileiros para com o povo amarelo, já que muitas das vezes, infelizmente, os asiáticos são alvos de preconceito, por exemplo, as indicações que os chineses foram os culpados pelo Covid-19. Consequentemente, o individualismo alimenta o preconceito amarelo e torna-se uma barreira para que haja uma melhoria das relações humanas. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar que o preconceito amarelo deriva das fake news, as falsas notícias. Nessa lógica, em meados do século XX, com o advento da Terceira Revolução Industrial, a Revolução Técnico-Científica, a internet alcançou uma proporção mundial obtendo vários navegantes e, assim, tornando-se uma ferramenta fundamental para a propagação de notícias, principalmente nas mídias social sociais. Entretanto, é fato que tal alcance muita vezes não influencia positivamente, visto que milhares de informações discrepantes sobre os asiáticos são postadas diariamente por seus usuários, como acusações relacionadas às doenças. Dessa forma, é indubitável a reversão dessa postura social para o bem-estar da nação amarela. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, medidas são necessárias para conter o preconceito amarelo no cenário brasileiro. Para isso, o Estado, no papel do Ministério da Educação, responsável pela política nacional de educação do país, (Muito bem. Apresentou o agente) a fim de conscientizar a população acerca do preconceito com o povo asiático, deve criar projetos de repúdio a toda forma de preconceito, por meio de palestras nas escolas que informem sobre as consequências de tal ato. Ademais, o governo federal deve investir em propagandas de conscientização nas mídias digitais acerca dos malefícios da fake news para a população amarela. Destarte, não haverá preconceito amarelo e Brasil se afastará da sociedade de Iorc.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200