Respeito e conscientização aos asiáticos - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
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Com a chegada e surto do novo coronavírus na cidade chinesa de Wuhan, foi rápida a disseminação tanto do vírus quanto de fake news. Com isso, foram relatados casos de disseminação  (Reveja a seleção lexical) racial contra asiáticos em todo o mundo. Era visto (Vírgula) também, antes da chegada do vírus, o preconceito de muitas pessoas para com os asiáticos, pelo simples fato de possuírem uma característica diferente das demais pessoas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Pesquisas e redações mostram como as pessoas asiáticas se sentem e como lidaram e ainda lidam com este preconceito. Logo no início da pandemia, onde ainda não possuíamos casos confirmados no Brasil, a maioria dos brasileiros estavam em festas sem se preocuparem com o vírus e as consequências que poderíamos ter se contraíssemos. (Abordagem tangencial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) O fato é que logo após a disseminação e a alta de picos em outros países, o vírus chegou no Brasil e a contaminação foi aumentando até chegarmos na nossa situação atual. Onde, como se não bastasse o vírus, a população (não só brasileira, mas como as demais) tem que estar convivendo com preconceitos raciais, fake news e a contaminação em massa,. (Reestruture as discussões apresentadas. Cuidado com uma abordagem tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) A proposta de intervenção seria a conscientização de todos e o respeito para com todos os asiáticos. Mas para isso, (Sem vírgula) precisamos de palestras, precisamos que pessoas de ascendência asiática tenham voz e possam expor suas opiniões sem serem julgadas por serem quem são. Em um mundo e século em que estamos vivendo hoje, devemos lutar pelos direitos humanos e não retrocedermos no tempo, ao qual não existia respeito e igualdade social. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


A abordagem do tema está tangencial. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200