Sem dúvida, o preconceito amarelo ainda é um grande problema no Brasil, que afeta grande parte da população de ascendência e origem asiática. Esta discriminação teve grande aumento desde o começo da pandemia do Covid-19, em que após tal acontecimento vem servindo como pretexto para que indivíduos ajam de forma preconceituosa e racista à Ásia. (Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A história é cíclica e (Vírgula) ao se olhar o passado, percebe-se que o preconceito amarelo volta a acontecer de tempos em tempos. No início do século XX, já havia uma expressão “perigo amarelo” indicando risco de invasões de povos do Leste Asiático, ou seja, visando que os ataques e ofensas não são uma situação recente, mas que ganhou grande proporção com o surgimento do novo vírus, que quando encontrado na cidade de Wuhan, ficaram declarados de certa forma no Brasil e no mundo como culpados. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com dados do IBGE (Desenvolva a sigla) 2019, apenas 1,1% da população se declaram de origem amarela no país, e pelo menos um terço dela já ouviram ouviu diversos comentários pejorativos e maldosos por conta de sua raça, é recorrente e fora do comum os ataques e ameaças em redes sócias sociais, ambiente de trabalho, escolar e até mesmo de lazer. Esses numerosos casos de xenofobia fez com que chegasse à mídia, entre influenciadores que levantaram hashtag em defesa, apoio e luta contra os insultos e difamações ao povo. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo deve (Muito bem. Apresentoi o agente) promover a conscientização da população sobre a gravidade desse problema por meio de propagandas publicitárias, e com isso entra a mídia que é o meio mais eficaz, a qual através de propagandas, e outros meios de divulgações, mostre a realidade vivida atualmente de quem sofre este tipo de prejulgamento e ódio. Podendo também ter projetos de ONGs (Desenvolva a sigla) para que auxilie a sociedade a viver de forma conscientizada a fim de que contenha ou cesse qualquer tipo de rejeição entre a nossa sociedade, podendo residir um Brasil melhor e repudiando qualquer tipo de desacato a nação.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e articuladas com mais produtividade. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |