Segundo a filósofa Hannah Arendt em ''A banalidade do mal'', o pior mal é aquele visto como algo corriqueiro e cotidiano. Nesse sentido, esse pensamento consolida-se como verídico no que concerne o preconceito amarelo-termo usado para caracterizar a intolerância étnica com pessoas asiáticas-, haja vista que o habitual não incomoda, logo não gera debates para efetivas mudanças. Dessa forma, seja pela estrutura educacional deficiente e limitante no Brasil, seja pela falha legislativa que efetive as punições adequadas para seus agressores, essa problemática necessita ser combatida. (Muito bem. Fez a contextualização do tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, é imperioso destacar que, (Sem vírgula) a estrutura educacional deficiente e limitante sob a qual os jovens brasileiros estão inseridos (Ideia incompleta). Nesse contexto, pode-se salientar que a grade curricular das escolas públicas e privadas brasileiras, (Sem vírgula) não estão projetadas para preparar os adventos que os jovens cidadãos irão enfrentar com as diferenças sociais étnicas, gerando assim crimes raciais, isto porque (Vírgula) do ponto de vista educativo (Vírgula) lecionar matérias básicas vai de encontro ao que o indivíduo necessita. Desse modo, para o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob tal perspectiva, há uma lacuna educacional envolvida, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel, haja vista que não aborda temas relacionados as sala de aula (Melhore a construção dessa ideia). Dessa maneira, evidencia-se que esse problema social confronta á a cidadania étnica asiática no Brasil, tornando-se de difícil resolução.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falha legislativa que busque busca a efetivação das punições adequadas para seus respectivos agressores conduz uma persistente linha tênue entre o fracasso da resolução dessa problemática e a constância dessa prática. Diante disso, sabe-se que toda a estrutura do corpo social brasiliano gira em torno da ordem, que por sua vez gira em torno do legislativo, entretanto nota-se ainda que essa ordem não impera sob todos os indivíduos, haja vista que incontáveis deles seguem atuando de maneira preconceituosa, expondo e agredindo cidadãos asiáticos. Nesse parâmetro, segundo o filósofo Jonh Locke, '' As leis foram feitas para os homens e não para as leis''. Dessa maneira, compreende-se que ao ser criada uma lei ela tenha como objetivo melhorar o cotidiano do cidadão, entretanto (Vírgula) diante do cenário anteriormente supracitado, pode-se notar uma quebra dessa afirmação. Desse modo, pode-se afirmar que essa problemática configura um conflito de difícil solução. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se (Vírgula) portanto, que medidas sejam tomadas a fim de solucionar esse problema. Desse modo, cabe ao Ministério da Cidadania, em parceria com escolas públicas e particulares, (Muito bem. Apresentou o agente) por meio de palestras e cartazes (Vírgula) buscar a conscientização de jovens alunos e toda a população sobre as consequências de submeter indivíduos asiáticos a situações de intolerância étnica. Faz-se necessário (Vírgula) ainda, que uma verba do Estado seja destinada para essas escolas capacitarem seus educadores para ministrar essas palestras com excelência e garantir o total conhecimento dessas pessoas. Assim sendo, o debate sobre essa problemática não mais será banal como afirmava a filósofa Hannah.
Comentários do corretor
Melhore a apresentação dos argumentos ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |