Durante a pandemia do novo coronavírus, Abraham Weintraub, hoje antigo ministro da educação, fez uma postagem em suas redes sociais na qual falou sobre a Covid-19, fazendo também uma referência ofensiva ao modo de falar asiático. Fora da internet, atitudes como a retratada ocorrem todos os dias, numa demonstração do preconceito com o povo da Ásia e seus descendentes, um cenário que fere a dignidade de muitos indivíduos e torna essencial encontrar formas de como combater o chamado preconceito amarelo. Dessa forma, pode-se dizer que esse racismo ocorre por causa do pensamento preconceituoso das pessoas e se opõe aos direitos humanos por constranger a população amarela. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se abordar que é a mentalidade social repleta de preconceitos que causa o racismo ao asiático, precisando ser combatida. Esse pensamento preconceituoso é notado, por exemplo, na conduta nazista e nos critérios de escravização no Brasil colonial, ideias que causaram grandes problemáticas com estigmas presentes ainda na atualidade, evidências de que o que uma sociedade pensa, materializa atitudes racistas com duração de longo e curto prazo, numa consolidação de atos que inclusive tornam-se rotineiros, caso do preconceito amarelo, manifestado em situações constrangedoras como a postagem de Weintraub. (Melhore a apresentação do argumento)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente ao constrangimento causado por situações como a citada, tem-se a oposição aos direitos humanos. O artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) diz basicamente que todos são iguais perante a lei, o que torna o racismo contra o asiático algo oposto ao que foi estabelecido por esse documento, já que o indivíduo é colocado em situação inferior aos outros, ou seja, promove a desigualdade. Sob essa ótica, essa inferiorização desrespeita os direitos humanos, reforçando a necessidade de como se combater o preconceito amarelo. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista a problemática abordada, medidas são necessárias para conter o que vem ocorrendo. É dever do governo federal promover (Muito bem. Apresentou o agente) um combate ao racismo contra os asiáticos e descendentes, através do fortalecimento de leis que criminalizam a inferiorização de pessoas devido à origem/etnia, as quais devem ter um aumento de penalidade para quem comete o ato citado, objetivando se combater o preconceito amarelo.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |