Na série de televisão brasileira “Malhação: viva a diferença”, a personagem de origem japonesa, Tina, sofre do o preconceito amarelo. Termos como “japa” são constantemente usados para se referir à personagem. Em consonância com a realidade de Tina, (Sem vírgula) está a de muitos indivíduos nascidos ou descendentes de asiáticos, que sofrem desse preconceito. Nesse sentido, cabe ainda ressaltar que, durante a pandemia de covid-19, houve o aumento dessa ação discriminatória, visto que, com o aparecimento inicial do vírus na China, juntamente com a propagação de notícias falsas, muitos indivíduos passaram a associar o surgimento do vírus com a população asiática. Decorrente a isso, nota-se o agravamento do preconceito amarelo na sociedade brasileira. Isso ocorre, seja pelo engajamento de notícias falsas, seja pelas atitudes intolerantes de grande parte da população (Muito bem. Apresentou a tese). Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida, a fim de que haja mais respeito entre os indivíduos e que esse preconceito seja extinto. (Delimite as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, acerca do preconceito amarelo, nota-se que, (Sem vírgula) as informações deturpadas influenciaram as ações discriminatórias durante a pandemia da Covid-19. Com isso, constata-se inúmeros crimes contra a honra, tais como injúria e difamação, que foram cometidos contra a população asiática em meio às redes sociais, ao se relacionar a origem do vírus com os indivíduos vítimas do preconceito amarelo. Desse modo, é clara a oportunidade que essas notícias falsas podem criar ao influenciar comportamentos preconceituosos contra a população asiática. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, (Sem vírgula) a esse fato, nota-se também as atitudes pautadas na ignorância de parte da população, sejam por meio de apelidos pejorativos, atitudes de violência verbal ou física. Retomando o exemplo da personagem Tina, considerando o âmbito não fictício, a atriz Ana Hikari, (Sem vírgula) trouxe à tona variadas atitudes discriminatórias que sofreu, especialmente no cenário atual. A atriz descreveu as ações de preconceito amarelo a qual foi submetida, sendo chamada de "vírus" e de "japa". Logo, é visível a presença do preconceito amarelo na sociedade brasileira. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse do preconceito amarelo no Brasil, a fim de que se impeça a exclusão e as ações pejorativas, e haja mais respeito e igualdade entre os indivíduos. Para isso, compete ao Ministério da Justiça e Segurança pública, juntamente com o Ministério da Cidadania, promoverem (Muito bem. Apresentou o agente) políticas públicas de inclusão da população amarela , além de garantir o direito à igualdade e ao respeito, seja através de punições ou multas aos infratores. Assim, o preconceito amarelo poderá ser combatido, e finalmente, (Sem vírgula) esse cenário discriminatório não será a realidade de muitos indivíduos, tal como a atriz Ana Hikari e sua personagem, Tina.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |