Preconceito amarelo (Veja que há um espaço destinado ao título)
Difícil acreditar que, em pleno século XXI (Vírgula) o racismo e o preconceito continuam vitimando pessoas do mundo todo, e o pior é saber que em muitos lugares estes atos são considerados normais. Embora a lista ser seja extensa, não significa que seja fácil abordar este assunto, afinal qualquer comentário desta categoria é no mínimo inaceitável. Entre tantos preconceitos existentes (Vírgula) o preconceito amarelo que se tornou um dos assuntos mais abordados ultimamente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Com o surgimento do Covd-19, que em pouco tempo tornou-se uma pandemia mundial, abriu margem para a intolerância, insultos e ataques principalmente a pessoas asiáticas e seus descendentes. São vários os tipos de ataques, que vem até de pessoas de do Poder Público (Vírgula) como o então na época presidente dos Estados Unidos (Melhore a construção dessa ideia), Donald Trump ele usou termos racistas referindo aos asiáticos e associando ao Covid-19, isto abriu espaço para pessoas maldosas fazerem piadas usando traços físicos ou estereótipos sobre pessoas classificadas como amarelas. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) No entanto são diversas pessoas que sofrem todos os dias estes tipos de ataques. Recentemente uma moça de apenas 23 anos, nascida no Rio de Janeiro, porém descendente de japonês (Vírgula) postou um vídeo mostrando um ataque que ela sofreu dentro do metrô, por uma passageira carioca, foram várias as atrocidades, deixando (Vírgula) segundo ela, sem reação mesmo sendo uma estudante de direito. (Melhore a construção das discussões. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por tanto Portanto vale lembrar que preconceito anda junto com o racismo e que racismo é crime. É de grande importância a família está estar sempre reeducando seus filhos, assim como as escolas engajar mais nestes assuntos para conscientizar a todos a importância do respeito uns para com os outros. Com isto finalmente será possível viver em um mundo com mais harmonias e com menos violência.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade e clareza. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |