O preconceito é existente em toda a sociedade e é preciso o seu fim. Diversas vezes e por vários meios foi demonstrado a presença do prejulgamento racial pelo mundo todo. Pessoas com grande influência, até mesmo do meio político, já apresentaram esse discurso de ódio entre as raças em suas redes sociais e em discursos para a rede nacional. (Não contextualizou o tema. Respeite o recorte temático e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Por diversos anos o preconceito racial foi a base da humanidade, com a escravidão e a antipatia do ser humano com o próximo e devido a isso (Vírgula) no livro ´´Pálido ponto azul´´ (Vírgula) de Carl Sagan, o autor mostra a inutilidade da existência desse repúdio racial, mostrando o quão pequeno somos de acordo com a vastidão do universo e demonstrando o quão errante o ser é ao ter essa atitude por meios astrológicos. (Abordagem tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) Desde o surgimento do vírus da covid-19 alguns políticos demonstraram um discurso de ódio para com asiáticos dizendo que a culpa da existência do vírus eram dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) e com isso acabou se espalhando e se tornando o discurso de muitos dos seguidores desses políticos, assim fazendo com que o preconceito com chineses aumentasse pelas palavras usadas por esses influentes. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portando, é notório que é real o preconceito amarelo e que muitas dessas pessoas que cometem esse ato de repúdio racial são influenciadas por quem seguem e escutam. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Por isso, é necessário que o governo (Muito bem. Apresentou o agente) identifique os políticos e influentes de mídia que praticam essa ato e aplique multas e advertências (Vírgula) e também o investimento na educação para que as pessoas não sejam mais influenciadas por esses comentários.
Comentários do corretor
A abordagem do tema foi feita de modo tangencial. Reestruture e explore mais as discussões de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |