[Sem título] - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 04/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É fato que o preconceito amarelo foi fortificado com a pandemia de Covid-19, levando às pessoas de ascendência asiática medo constante de perseguição. Outro fator que também leva a esse tipo de racismo são as notícias falsas trazendo perspectiva pessimista aos citados, desencadeando a repulsa e ódio. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O assédio moral e/ou físico aos amarelos se tornou um fenômeno de notável crescimento. Pessoas de descendência oriental asiática vêm sofrendo com tal crime tanto em espaços públicos quanto na internet. As consequências da perseguição levam ao sentimento de repressão, á a problemas psicológicos quanto a sua própria identidade social, cultural, e também contribuem para uma sociedade cada vez mais racista e ignorante. (Abordagem superficial)


(Boa estratégia coesiva) Outro ponto a ser tratado é a divulgação de notícias falsas sobre a Covid-19 e a China (mas relacionando todos os asiáticos em seus discursos). Essas invenções se espalham e chegam a grupos que as veem como verdades, consequentemente aumentando o número de pessoas que exergam os amarelos como culpados da pandemia ter acontecido, logo os repudiando e agredindo com ofensas e até mesmo golpes físicos que chegam a ser graves em alguns casos. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que o número de amarelos atacados aumentou, principalmente, por serem associados como causas da pandemia do vírus Sars-CoV-2. Sendo necessária a implantação de fiscalizações e punições mais rígidasa para quem ferir a integridade moral e/ou física do grupo étnico asiático. Os órgãos responsáveis por tratar de questões sociais devem se mobilizar (Muito bem. Apresentou o agente) para aumentar a segurança com monitoramentos regulares usando câmeras em locais públicos e programas em redes sociais.

Comentários do corretor


As discussões foram abordadas de modo superficial. Delimite e explore com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200