Preconceito, um mau oculto - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 04/06/2021

Status:

Corrigida
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No século passado, o mundo passava por diversas guerras e perseguições, uma delas foi o nazismo, movimento que perseguiu e matou cerca de 8 milhões de pessoas de origem judaica. Isso mostra que o preconceito contra pessoas de diferentes etnias é um problema recorrente na história da humanidade. Apesar de o Brasil ser um país bem mistificado, é comum relatos de vítimas que sofreram discriminações por conta de suas origens étnicas. Dessa forma, o combate ao preconceito amarelo é um desafio que precisa ser combatido com uma desculturação de pejorativos aos asiáticos, como também uma fiscalização dos meios virtuais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que a cultura de se criar apelidos aos povos de origens asiáticas é um fator determinante para permanência do preconceito, caracterizando-se como violência verbal. De acordo com as ideias do filósofo Jean-Paul Sartre, a violência (Vírgula) seja ela física ou verbal, quando manifestada é uma derrota quando se há um mau a ser combatido. Nesse sentido, esses costumes de maus hábitos têm se tornado um empecilho para se combater o preconceito, visto que ele é um dos responsáveis pela disseminação de estigmas dos povos asiáticos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) De mesmo modo, destaca-se o aparecimento de notícias falsas como uma das ferramentas usadas para caluniar certos países com divulgação de conteúdos falsos e até mesmo de ódio contra essas nações. Isto é, recentemente a China foi vítima de uma cancelamento virtual, na qual muitas pessoas publicaram inúmeras notícias inverídicas na internet que diziam que ela foi a responsável pelo aparecimento da covid-19, fato esse que provocou um aumento no número de crimes contra os chineses espalhados pelo mundo. Assim como a internet se tornou um ambiente para divulgação e debate sobre diversos assuntos, infelizmente tem sido usada também para propagação de “fake news” com o objetivo de cancelamento virtual de uma pessoa ou nação. (Delimite e explore a discussão apresentada com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que sejam tomadas ações para amenizar a questão. Logo, o Estado (Vírgula) junto com os poderes legislativos e judiciais, por meio de criações de leis, ademais dos cumprimentos das que já estão em vigor, devem (Muito bem. Apresentou o agente) aumentar a fiscalização e fazer a justiça de forma mais ágil, para que assim diminua o compartilhamento de discursos de ódios, como também para as pessoa que infringem as leis respondam processos criminais. Além disso, as escolas devem formar cidadãos que respeitem as diferentes etnias. Em suma, é importante que sejam discutidos na aulas assuntos sobre as culturas de cada país, bem como o respeito a todos. Somente assim, esse preconceito será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore as discussões com mais produtividade, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200