A Constituição brasileira de 1988, (Sem vírgula) prevê não somente leis, mas também deveres, sendo que entre eles está o de respeitar e proteger nossos semelhantes. Analisando o contexto atual, no entanto, é notável a discriminação banalizada na sociedade contra pessoas de ascendência asiática, principalmente, diante do surto do novo vírus 2019-nCOV. Nesse sentido, percebe-se a dificuldade de combater o "preconceito amarelo" referente aos asiáticos no nosso país. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise,a facilidade de qualquer opinião ou informação sem fundamento científico tem de se espalhar por todo mundo através da mídia(até mesmo mais rápido do que a verdade), (Sem vírgula) interfere na mentalidade dos indivíduos, já que muitos não buscam mais informações sobre determinado assunto abordado na internet. Conforme o físico teórico Albert Einstein,"tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa sociedade".Sob essa óptica ótica, os avanços da telecomunicação estão sendo prejudiciais para a população, já que pode provocar a manipulação de dados verídicos. (Evite uma abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, os vulneráveis a qualquer informação maldosa podem ver o racismo para com os asiáticos como algo normal e que pode ser efetivado (Vírgula) já que o vírus da covid-19 veio da China (Reformule essa ideia. Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Pensamentos como esse afetam diretamente os chineses que são alvos de insultos depreciativos. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para amenizar essa problemática, é importante que o Ministério Público promova (Muito bem. Apresentou o agente) leis com punições mais severas para quem desrespeitar o outro por questões raciais, além de reforçar por meio da própria mídia propagandas com o intuito de conscientizar a população sobre os perigos das redes sociais. Assim, poder-se-ia melhorar o bem-estar social pelo cumprimento de nossos deveres como cidadão.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |