No filme "Bater ou correr", fica clara a estranheza cauda do encontro de culturas diferentes (Elabore essa ideia com clareza), onde as piadas de cunho preconceituoso, em relação ao fenótipo chinês (A ideia não foi finalizada). Trazendo para a realidade, a discriminação é causada pela falta de informação sobre as culturas asiáticas e formação do biotipo engraçado da pessoa "amarela" pela mídia atual, como nesse filme. (Melhore a contextualização do tema e a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a iguinorância ignorância da sociedade no Brasil, em relação a história dos povos asiáticos, reverberam em forma ofensiva e xenóbica a pessoas amarelas, o que é lamentável. Durante a pandêmia de covid-19, os ataques a essas pessoas foram agravados, enclusive inclusive por governantes brasileiros, o que é lamentável, pois uma grande parcela da sociedade usaram usou o momento pandêmico para reforçar seus ideais racistas e estruturais. Vê-se que o preconceito amarelo é causado por pela ausência de conhecimento e falta de aseitação aceitação cultural. (Explore mais as discussões e melhore a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a mídia tem enorme responsabilidade, no que diz respeito à discriminação de indivíduos asiáticos e seus descendentes, já que a há uma produção em massa de conteúdo que taxam (Especifique) essas pessoas como engraçadas simplesmente por terem costumes diversos, o que causa receio em conhecer esses costumes sem um pré-jugamento. (Reelabore a discussão apresentada. Cuidado com o tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Sobre tudo analisado, é notório que há um defit deficit na educação brasileira, logo a escola (Vírgula) como principal agente de transformação social, precisa (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) adentrar no tema, por meio de palestras, mesas redondas, gincanas sobre a história asiática e por que porque certos costumes, de forma dinâmica para aguçar a curiosidade dos alunos sobre o tema, visando combater o preconceito com pessoas amarelas por falta de conhecimento.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |