"Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo", tal frase foi proferida pelo físico e matemático de insólita inteligência Albert Einstein há mais de 60 anos, sobretudo no entanto parece atemporal, pois hodiernamente esse ato criminoso continua ocorrendo. A pandemia evidenciou a intolerância contra asiáticos, principalmente chineses, que antes era "mascarada" e pouco repercutida pela sociedade, trazendo à tona declarações preconceituosas de autoridades que influenciam milhões de pessoas. Cabe a nós analisarmos as consequências desses atos. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que intitula o coronavírus de "vírus chinês", demonstrou sua incomplacência com a comunidade ocidental por diversas vezes em seus pronunciamentos, assim como o Ministro da Economia brasileira, Paulo Guedes, que insinuou a criação do vírus pela China, "o chinês inventou o vírus". Relatos como esses são vistos e ouvidos mundialmente. (Argumentação limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Vivemos em uma época na qual as notícias se espalham rapidamente por todo o mundo e, (Sem vírgula) falas como essas, ditas por importantes homens, (Essa retomada de ideia precisa melhorar) suprem o ódio de diversas pessoas para com os chineses. Respeitáveis figuras midiáticas, que ao invés de disseminar o etnocentrismo para a população e desqualificar o povo chinês, deveriam usar sua influência para combater esse tipo de preconceito. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Conclui-se então que todos os países deveriam se unir para produzir uma campanha mundial contra o preconceito amarelo, usando pessoas prestigiadas pela sociedade, que inspiram milhares de outras, e acionando as mídias digitais para a divulgação e conscientização da população. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |