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Preconceito amarelo

Enviada em: 03/06/2021

Status:

Corrigida
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  "Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo", tal frase foi proferida pelo físico e matemático de insólita inteligência Albert Einstein há mais de 60 anos, sobretudo  no entanto parece atemporal, pois hodiernamente esse ato criminoso continua ocorrendo. A pandemia evidenciou a intolerância contra asiáticos, principalmente chineses, que antes era "mascarada" e pouco repercutida pela sociedade, trazendo à tona declarações preconceituosas de autoridades que influenciam milhões de pessoas. Cabe a nós analisarmos as consequências desses atos. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que intitula o coronavírus de "vírus chinês", demonstrou sua incomplacência com a comunidade ocidental por diversas vezes em seus pronunciamentos, assim como o Ministro da Economia brasileira, Paulo Guedes, que insinuou a criação do vírus pela China, "o chinês inventou o vírus". Relatos como esses são vistos e ouvidos mundialmente. (Argumentação limitada. Reestruture)
 

(Melhore a estratégia coesiva) Vivemos em uma época na qual as notícias se espalham rapidamente por todo o mundo e, (Sem vírgula) falas como essas, ditas por importantes homens, (Essa retomada de ideia precisa melhorar) suprem o ódio de diversas pessoas para com os chineses. Respeitáveis figuras midiáticas, que ao invés de disseminar o etnocentrismo para a população e desqualificar o povo chinês, deveriam usar sua influência para combater esse tipo de preconceito. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Melhore a estratégia coesiva) Conclui-se então que todos os países deveriam se unir para produzir uma campanha mundial contra o preconceito amarelo, usando pessoas prestigiadas pela sociedade, que inspiram milhares de outras, e acionando as mídias digitais para a divulgação e conscientização da população. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200