As mazelas do racismo milenar - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 03/06/2021

Status:

Corrigida
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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), toda e qualquer pessoa possui direito de ser respeitada perante as leis, sem distinção de “raça” ou etnia. Nesse contexto, surge a necessidade de desenvolver meios para combater o preconceito amarelo, ou seja, a discriminação contra asiáticos, já que, (Sem vírgula) este se tornou um fenômeno social. Dessa forma, entre as causas para a ocorrência de tal problemática cita-se, (Sem vírgula) a visão perpetuada do eurocentrismo e o racismo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Diante do exposto, a visão perpetuada do eurocentrismo se torna um pilar que sustenta todo o sistema preconceituoso e discriminatório da sociedade, uma vez que, (Sem vírgula) esse pensamento de superioridade condiciona o surgimento da xenofobia, ou seja, a aversão ao diferente. Diante disso, é relevante destacar as correntes filosóficas do século XX, como a Eugenia e Darwinismo Social, que pregavam a inferiorização do africano e de outras etnias em detrimento do europeu, assim como, (Sem vírgula) a manipulação genética dos indivíduos. Dessa maneira, observa-se que o preconceito amarelo é uma herança da mentalidade arcaica e histórica, fundamentada pelas práticas imperialistas e consolidada pela dinâmica da sociedade atual, que ainda prioriza os produtos e a cultura europeia. Por conseguinte, esse cenário, (Sem vírgula) é contrário aos princípios da DUDH, pois, (Sem vírgula) esse grupo social não tem assegurado os seus direitos (Melhore a construção dessa ideia), o que o mantém à margem da população. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o racismo também favorece a manutenção dessa estrutura desigual, pois, a partir do desconhecimento e do desinteresse, a população cria juízos de valor considerados absolutos e incontestáveis. Sendo assim, pode-se destacar um descompasso, pois, entre o cenário de desrespeito, existe a valorização de certos traços da cultura asiática, representada pela difusão do estilo musical K-pop, pelos animes e filmes. Nesse viés, percebe-se que o preconceito sofrido por esses povos se tornou comum em meio à pandemia devido às especulações sobre a origem do vírus causador da Covid-19, porém, esse fenômeno somente representa uma ferramenta para justificar a mentalidade alienada dos indivíduos. Logo, devido à persistência do racismo, cria-se uma realidade intolerante, e que não aceita a pluralidade, o que confere aos asiáticos, (Sem vírgula) a exclusão do convívio social por terem comportamentos diferentes dos demais. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dessa realidade, é mister que novas medidas sejam tomadas para mitigar tal problemática. Para tanto, é necessário que o governo federal realize (Boa. Apresentou o agente) investimentos direcionados às escolas, por meio da promoção de palestras e projetos sociais que abordem a história dos povos asiáticos, assim como, (Sem vírgula) a aceitação da pluralidade. Além disso, é preciso que debates com antropólogos e sociólogos, acerca do preconceito e da xenofobia (Vírgula) sejam divulgados em mídias sociais, como a internet e a televisão, a fim de instruir e expor à população, (Sem vírgula) a importância da diversidade étnica, bem como, (Sem vírgula) do respeito ao diferente. Assim, os direitos prescritos na DUDH seriam enfim assegurados.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200