Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), toda e qualquer pessoa possui direito de ser respeitada perante as leis, sem distinção de “raça” ou etnia. Nesse contexto, surge a necessidade de desenvolver meios para combater o preconceito amarelo, ou seja, a discriminação contra asiáticos, já que, (Sem vírgula) este se tornou um fenômeno social. Dessa forma, entre as causas para a ocorrência de tal problemática cita-se, (Sem vírgula) a visão perpetuada do eurocentrismo e o racismo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante do exposto, a visão perpetuada do eurocentrismo se torna um pilar que sustenta todo o sistema preconceituoso e discriminatório da sociedade, uma vez que, (Sem vírgula) esse pensamento de superioridade condiciona o surgimento da xenofobia, ou seja, a aversão ao diferente. Diante disso, é relevante destacar as correntes filosóficas do século XX, como a Eugenia e Darwinismo Social, que pregavam a inferiorização do africano e de outras etnias em detrimento do europeu, assim como, (Sem vírgula) a manipulação genética dos indivíduos. Dessa maneira, observa-se que o preconceito amarelo é uma herança da mentalidade arcaica e histórica, fundamentada pelas práticas imperialistas e consolidada pela dinâmica da sociedade atual, que ainda prioriza os produtos e a cultura europeia. Por conseguinte, esse cenário, (Sem vírgula) é contrário aos princípios da DUDH, pois, (Sem vírgula) esse grupo social não tem assegurado os seus direitos (Melhore a construção dessa ideia), o que o mantém à margem da população. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o racismo também favorece a manutenção dessa estrutura desigual, pois, a partir do desconhecimento e do desinteresse, a população cria juízos de valor considerados absolutos e incontestáveis. Sendo assim, pode-se destacar um descompasso, pois, entre o cenário de desrespeito, existe a valorização de certos traços da cultura asiática, representada pela difusão do estilo musical K-pop, pelos animes e filmes. Nesse viés, percebe-se que o preconceito sofrido por esses povos se tornou comum em meio à pandemia devido às especulações sobre a origem do vírus causador da Covid-19, porém, esse fenômeno somente representa uma ferramenta para justificar a mentalidade alienada dos indivíduos. Logo, devido à persistência do racismo, cria-se uma realidade intolerante, e que não aceita a pluralidade, o que confere aos asiáticos, (Sem vírgula) a exclusão do convívio social por terem comportamentos diferentes dos demais. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dessa realidade, é mister que novas medidas sejam tomadas para mitigar tal problemática. Para tanto, é necessário que o governo federal realize (Boa. Apresentou o agente) investimentos direcionados às escolas, por meio da promoção de palestras e projetos sociais que abordem a história dos povos asiáticos, assim como, (Sem vírgula) a aceitação da pluralidade. Além disso, é preciso que debates com antropólogos e sociólogos, acerca do preconceito e da xenofobia (Vírgula) sejam divulgados em mídias sociais, como a internet e a televisão, a fim de instruir e expor à população, (Sem vírgula) a importância da diversidade étnica, bem como, (Sem vírgula) do respeito ao diferente. Assim, os direitos prescritos na DUDH seriam enfim assegurados.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |