O preconceito pode ser definido como uma opinião estereotipada não baseada em fatos, que muitas vezes inclui a atribuição de características negativas a um grupo de pessoas. O preconceito amarelo é uma forma de preconceito que envolve a discriminação de pessoas de descendência asiática e que é, infelizmente, normalizado pela sociedade. Acerca desse assunto, algumas discussões serão feitas a seguir (Evite esse tipo de construção). (Contextualizou o tema, mas não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário salientar que o preconceito amarelo dificilmente é reconhecido, uma vez que, frequentemente, os asiáticos são vistos como brancos. Além disso, esse grupo geralmente possui uma boa situação financeira, e, portanto, o preconceito contra esses indivíduos não é considerada tão prejudicial, o que contribui para o silenciamento do racismo contra asiáticos (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é mantido o ciclo de intolerância e de discriminação, que muitas vezes incluem denominações genéricas, como "japa", "china" ou "xing ling" a todo e qualquer asiático. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, a pandemia do coronavírus intensificou o preconceito amarelo, visto que os asiáticos passaram a ser nitidamente discriminados por algumas pessoas, que atribuíram àquele grupo a culpa pelo surgimento do vírus. As consequências desse tratamento são sérias e culminam na marginalização das pessoas afetadas, na mudança das relações interpessoais, na baixa autoestima e na depressão, além de interferir na imagem individual, social e institucional desses indivíduos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é importante destacar que o racismo é um crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, tamanha é a reprovabilidade de tal comportamento (Reestruture essa ideia). Nesse sentido, é necessário encontrar soluções para erradicar o preconceito amarelo da sociedade. Para isso, o Estado deve (Muito bem. Apresentou o agente), através de veículos de comunicação e das escolas, fornecer informações acerca do assunto e combater notícias falsas que contribuem para a discriminação dos asiáticos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial do tema. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |