Com a Revolução Industrial, ocorrida em 1760, a sociedade passou por transformações não exclusivamente econômicas, como também sociais. Mesmo com o advento de outros contextos históricos, o preconceito contra indivíduos asiáticos é um fator presente na nação brasiliense brasileira e que se fortaleceu com a pandemia do Covid-19. Diante da exposição, o preconceito amarelo ocorre devido ao racismo enraizado e falta de educação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, ressalta-se que o estereótipo preconceituoso enraizado sobre os asiáticos é um aspecto que influencia a perseverança do distúrbio na comunidade. Segundo a escritora Chimamanda, mudar o status quo - estado das coisas - é um processo penoso. Diante do exposto, convergente a ideia da autora, concluiu-se que transformar o pensamento de seres humanos que realizam, fisicamente ou não, ações maléficas contra asiáticos, como modelo, acusá-los de serem portadores do vírus SARS-coV, não é uma jornada fácil, porém deve ser feita de maneira gradual, para que não haja mais ataques à etnia em questão. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência educacional é um empecilho para o solucionamento do problema. Em vista disso, o filósofo Schopenhauer afirma que o círculo comunitário delimita nossa percepção de mundo. Assim, paralelo a ideia do pensador, entende-se que a lacuna no aprendizado verde-amerelo, principalmente na área sociológica, em que se aprende sobre as culturas e sociedades mundiais, gera-se cidadãos ignorantes e (Vírgula) portanto, praticantes do prejulgamento da população descendente da Ásia. Logo, o saber deve ser o caminho para resolver a problemática. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o preconceito amarelo deve ser extinguido da esfera social brasileira. Por conseguinte, o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) deve, em conjunto com o Ministério da Educação, órgão que administra o Plano Nacional de Educação, realizar palestras sociológicas, nas unidades escolares, tal como, (Sem vírgula) com o tema (Essa construção pode melhorar): a importância de respeitar-se os diferentes tipos de povos, a fim de politizar os estudantes sobre a diversidade racial. Com isso, o governo se conecta com visão de Schopenhauer e coloca a educação como o principal atalho para evoluções sociais.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |