O preconceito racial é uma mera ideologia ,cuja concepção é de que uma raça sobrepõe a outra. E não obstante a isso , e paralelo a pandemia da Covid-19, houveram diversos surtos epidemiológicos de etnocentrismo no Brasil ,que apesar de já registrar constantes ocorrências de racismo , obteve um crescente ataque a outras culturas também, tais como a asiática, devido aos estereótipos propostos pela sociedade através da disseminação de fake news sobre a suposta proliferação e criação desse vírus .Sendo tal preconceito decorrente da ignorância dos cidadãos em relação aos hodiernos temas e fatos sociais , e principalmente a negligência da mídia em tentar combater o preconceito étnico . (Melhore a progressão de ideias)
(Reveja a estratégia coesiva) Além da predisposição social para etnofobia na comunidade brasileira , existem alguns outros fatores que corroboram para o crescimento significativo da estratificação de raças , tais como a castidade intelectual ,isto é, a ignorância populacional diante das diversidades culturais , promovendo o preconceito e acometendo a sociedade à a diversos malefícios. (Ideias fragmentadas) Pois , assim como na Alemanha nazista (Vírgula) que devido a essa mesma política da de superioridade, outrora da raça ariana ,muitas pessoas foram mortas e culturas estigmatizadas . Ou seja, indubitavelmente a falta de conhecimento dos indivíduos pode ocasionar tanto na utilização de ofensas verbais, por conta da xenofobia , quanto ao infeliz ocorrido no continente Europeu, o genocídio. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Reveja a estratégia coesiva) Visto que , para que não haja tais ou similares atrocidades por conta do preconceito no território nacional , a influência da mídia é extremamente importante nesse contexto . (Ideias fragmentadas) Pois (Vírgula) de acordo com Jean -Jacques Rousseau (Vírgula) o homem nasce bom , mas a sociedade o corrompe , ou seja , as influências externas ao indivíduo norteiam seu comportamento. Portanto, até mesmo as enganosas concepções raciais construídas ao longo do tempo , (Sem vírgula) podem ser reformuladas com a responsabilidade midiática em reverberar notícias com teor educativo de sublimar a existência de apenas uma raça , a raça humana. (Delimite e explore as discussões de acordo com o tema. A discussão está muito generalizada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para que haja uma redução exponencial dos casos de discriminações raciais no Brasil contra asiáticos (Vírgula) e consequentemente contra qualquer outra etnia , é necessário que ocorra uma mobilização midiática contra os tais atos, por meio de campanhas socioeducativas mais efetivas , através dos principais veículos de comunicação atuais ,tais como as empresas de publicidade e propaganda (Vírgula) com a finalidade de propor o respeito a heterogeneidade étnica . Fazendo com que não apenas o termo "preconceito " se torne obsoleto , mas suas práticas também .E (Vírgula) inobstante a isso , as falácias e xenofobia sofridas por muitos orientais chegarão ao fim.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza. Evite uma abordagem muito generalizada. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |