Já há algum tempo a discriminação racial vem sendo combatida sem muito êxito. Talvez por medo, falta de interesse, ou às vezes até mesmo por puro comodismo de alguma pessoas. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A discriminação racial, seja ela contra negros,pardos, brancos, amarelos, indígenas, asiáticos; (Vírgula) é algo intolerável e deve ser punido como manda a lei. Porém, ultimamente vemos essa discrimação abertamente falada, em alto e bom som por autoridades políticas (Evite esse tipo de construção). E a mais recente foi declarada pelo então ex - presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que em uma infeliz declaração usou palavras racistas ao se referir aos asiáticos e ao coronavírus. Tal comportamento incentivou e incitou seus seguidores e outras pessoas a agirem tal qual, um exemplo recente vem do presidente Jair Bolsonaro que em algumas de suas tantas infelizes declarações (Reestruture essa ideia), ao se reportar ao governo chinês, criou certas intrigas (Vírgula) atrapalhando assim a harmonia no relacionamento internacional. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Diante de tantos maus exemplos, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) parar, (Sem vírgula) analisar e refletir que a discriminação racial precisa ser amplamente combatida, pois é algo que só gera conflitos, inimizades e pode até provocar guerras. Portanto devemos sempre reivindicar e igualdade e união entre raças e nações. (Reelabore as discussões)
(Melhore a estrategia coesiva) Deixo aqui frisado (Interação com o leitor) que toda e qualquer discriminação racial precisa ser denunciada às autoridades competentes que devem usar das leis para atribuírem as punições necessárias. E só assim iremos constriur um mundo melhor para todos sem distinção.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, de modo a evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |