"Construímos muitos muros e poucas pontes". Essa frase tão marcante (Vírgula) que o teólogo e cientista inglês Isaac Newton disse, pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante do preconceito com asiáticos, principalmente chineses, já que esse imbróglio é visto diariamente por conta da construções de barreiras sociais e a escassez de medidas públicas para a sua erracadicação (Muito bem. Formulou a tese). Assim, fica evidente que esse cenário traz a conclusão, (Sem vírgula) que precisamos combater esse tipo de racismo, que ficou mais presente ainda, (Sem vírgula) na pandemia do novo coronavírus. Desse modo, atuam agravando o quadro da situação não só o Poder Judiciário como também o Ministério da Educação. (Reestruture as discussões iniciais)
(Reveja a estratégia coesiva) Acima de tudo, o teórico político conceituado, Edmund Burke disse uma vez que toda lei tem apenas dois fundamentos: equidade e a utilidade. Após isso, fica evidente a necessidade de ambos princípios para que possamos viver em união em nossa sociedade, mas por conta do preconceito com os de descendência de povos oriundos da Ásia, (Sem vírgula) não vemos isso no nosso cotidiano. Com certeza, se o Poder Judiciário cumprisse com sua obrigação, de zelar pelos direitos das pessoas e resolver os possíveis problemas entre elas, não veríamos tantos casos de preconceito amarelo. (Reestruture. Evite uma abordagem superficial)
(Reveja a estratégia coesiva) Imediatamente lembramos da frase (Evite esse tipo de construção) do famoso filósofo alemão, Immanuel Kant (Vírgula) que dizia: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". A educação tem uma extrema importância, na vida e na formação do indivíduo, se o governo investisse mais no Ministério da Educação, para que possa criar medidas socioeducativas no ambiente escolar, ensinando sobre a importância de não aceitar o preconceito amarelo, nem praticar, além de promover palestras com o conselho sobre o assunto, com responsáveis, pais e até mesmo os estudantes. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) É necessário, dessa forma, que atitudes sejam tomadas para resolução do contratempo. É fundamental, portanto (Vírgula) que o Poder Judiciário e o Ministério da Educação, (Sem vírgula) cumpram (Muito bem. Apresentou o agente) com seus respectivos deveres na sociedade, por meio de medidas socioeducativas e públicas, para que a população tenha seus direitos assegurados e saiba mais sobre o assunto. Sem dúvida, se não praticarmos esse tipo de racismo e entendermos que todos têm lugar na nossa pátria, conseguiremos ter equidade e utilidade, que Edmund Burke tanto disse.
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial do tema. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |