Pelo surto do covid-19 ter sido diagnosticado em um país asiático resurgiu no Brasil um poblema bastante antigo e pouquíssimo discutido dentro da sociedade, o preconceito amarelo. Esse tipo de preconceito sempre foi recorrente (Vírgula) mas mais não necessariamente visível. Na maioria das vezes esse tipo de discriminação começa quando vimos o asiático como branco por não ser socialmente etiquetado como pessoa de "cor". (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Com a pandemia do novo coronavírus os asiáticos vêm sofrendo mais preconceitos e são julgados como "transmissores da doença" por ser decorrente do país em que o primeiro caso foi confirmado. Esses julgamentos e discriminação surgem em locais de trabalho, ruas, escola e entre outros lugares, e acontece por meio das fakes news que são lançadas em redes sociais divulgando notícias falsas com piadas racias e que são levadas a diversas pessoas. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) Para evitarmos esse preconceito (Vírgula) que é crime, precisamos trazer esse assunto dentro de redes socias para levantar movimentos de questões identarias e de minorias, pois assim outros grupos socias que têm acesso à informação acaba se conscientizando diante do preconceito.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |