Luta contra a xenofobia: em pleno século XXI - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 01/06/2021

Status:

Corrigida
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No Brasil, situa - se, (Sem vírgula) a maior comunidade japonesa fora do Japão, se tornando comum encontrar pessoas asiáticas por todo o país, principalmente, descendentes que carregam consigo traços de seus ancestrais. Entretanto, esses povos, ainda, sofrem, diariamente, diversos discursos de ódio, por conta de suas origens, ou, (Sem vírgula) características fisionómicas. Acarretado por, (Sem vírgula) difundirem os acontecimentos, costumes e, (Sem vírgula) cultura, vistos como "incomuns", de determinada região, à toda a população, ocasionando, o prejulgamento, juntamente, (Sem vírgula) com a discriminação. (Evite uma abordagem superficial. Reestruture as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Frequentemente, nos deparamos em mídias sociais, postagens preconceituosas, (Sem vírgula) como, (Sem vírgula) "nada que vem da China presta", "esses chineses querem controlar o mundo". No entanto, acaba no "esquecimento", sem penalização, por tratarem essas atitudes como "comuns". Exemplo, recente, o discurso, xenofóbico, do presidente da República, Jair Bolsonaro, negando - se a compra do imunizante, Corona - Vac, apenas por ser proveniente da China. E, atualmente, o Brasil tem uma dependência com o país asiático, em que, o mesmo, exportam insumos hospitalares, e, também, matéria - prima necessária, (Sem vírgula) para a produção da vacina no Instituto Butantan. (Reestruture as discussões. Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Ao mesmo tempo, (Sem vírgula) que estamos em uma era revolucionária, também, convivemos com situações ultrapassadas, essas, (Sem vírgula) marcadas pela exclusão social por fatores étnicos e culturais. Como dito por Nelson Mandela, vencedor do Nobel da Paz em 1993, "Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor de pele, sua origem ou sua religião", então, compreende - se que precisamos, rapidamente, mudar essa estruturação, discriminatória, da sociedade, para a fluência do respeito. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, se torna necessário medidas de representatividade dos povos asiáticos, por meio da inserção dessa problemática nos ambientes escolares, que possuem a função de formar cidadãos. Inserindo a temática, principalmente, através de palestras dinâmicas, para que fique compreensível a importância do respeito entre diferentes grupos. E, também, cabe ao Poder Legislativo, (Sem vírgula) a criação de leis, com o intuito de penalizar quem cometer tal atrocidade, e, (Sem vírgula) ao Judiciário, (Sem vírgula) aplicar essas leis. Assim, se torna alternativa de diminuição da discriminação, que ocorrem por diversos fatores, e, (Sem vírgula) como incentivo à a boa convivência entre as pessoas.

Comentários do corretor


Melhore a progressão de ideias. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200