Governo e sociedade juntos para a erradicação do negacionismo científico - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual, em meio a pandemia da Covid-19, doença que provocou milhões de mortes, nota-se que o negacionismo científico está muito presente no Brasil, uma vez que o agravamento do quadro dessa doença deu-se em decorrência da negligência governamental perante a situação presente. Embora a negação da realidade esteja, infelizmente, presente em vários temas, é na área da saúde em que se observa a sua maior atuação, visto que seus maiores efeitos causam tanto problemas de saúde, quanto mortes para os cidadãos (Muito bem. Apresentou a tese). Logo fica em evidência o debate sobre esse assunto. 

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a Constituição federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, porém o governo está falhando neste quesito, já que está fazendo pouco caso a problemática negando várias comprovações científicas e distribuindo informações equivocadas sobre o tema da Covid-19, como, por exemplo, o “Kit Covid” – que é composto por remédios que alegam prevenir contra a enfermidade, porém a ciência comprova a sua ineficácia e mesmo assim o governo continua influenciando o seu uso. Consoante a isso encontra-se várias “fake news” que, sem o apoio científico, espalham métodos e remédios que, além de não possuírem eficácia alguma, prejudicam ou causam complicações à saúde. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Convém lembrar que o negacionismo científico realizado tanto pelo Estado quanto pela sociedade perante a realidade de um mundo pandêmico acaba provocando o aumento do alcance da doença, ocasionando, ademais do crescimento dos casos, muitos óbitos, como é o caso da Covid-19 que provocou aproximadamente 3 milhões de mortes (segundo dados da Universidade de Johns Hopkins – centro de pesquisa americano). (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente que o negacionismo científico surge inquestionavelmente da negligência governamental e da sociedade. Assim, a fim de atacar esse problema, o governo, junto com o Ministério da Educação e dos meios midiáticos, deve (Muito bem. Apresentou o agente) proporcionar nas escolas projetos promovendo o incentivo à busca e credibilidade da ciência; e na mídia, mais informações confiáveis, com a finalidade de visar mais apoio as pesquisas científicas. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200