O negacionismo e o descontrole de doenças - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A expressão "negacionismo científico" é atribuída a um indivíduo que, tentando fugir de uma realidade desagradável, nega um fato já comprovado pela própria Ciência. A princípio, pode ser considerado apenas uma opinião pessoal, mas na verdade pode causar graves consequências, como o descontrole de doenças existentes e a volta de doenças já erradicadas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Grande exemplo do descontrole de doenças é o caso da Aids na África do Sul. Durante um surto da doença, entre os anos de 1999 e 2008, o presidente sul-africano Thabo Mbeki e sua ministra de saúde Tshabalala - Msimang, (Sem vírgula) negaram sua gravidade. Como consequência, o país luta contra a doença até hoje, detendo cerca de 20% das pessoas contaminadas no planeta atualmente. Este percentual poderia ser menor caso o controle da Aids não tivesse sido influenciado pelo negacionismo. (Explore mais o argumento. Discussão pertinente)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, as opiniões negacionistas podem gerar outra consequência também muito grave: a volta de doenças erradicadas pelas vacinas há anos. Dados indicam que (Vírgula) no Brasil, a vacinação contra a paralisia infantil, controlada desde 1990, não atingiu a meta em 2016. Isso pode indicar que, muito provavelmente, logo surgirão novos casos da doença. E não é só com a poliomielite (paralisia infantil) que isso vem ocorrendo. (Ideias fragmentadas) Já há algum tempo, os índices de vacinações relativas ao rotavírus, meningocócica C, pentavalente, hepatite A e BCG, vêm sofrendo uma queda. O principal motivo seria o movimento antivacina, crescendo e se espalhando cada vez mais pelo território brasileiro. Como o próprio nome diz, o movimento é contra a vacinação e prega isso fortemente, contestando sua eficácia e segurança mesmo sem embasamentos científicos concretos. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, mostra-se necessária a tomada de medidas contra o negacionismo científico. Cabe ao governo, (Sem vírgula) criar campanhas (Muito bem. Apresentou o agente) que conscientizem a população acerca do compartilhamento de “fake news”, incentivando-as a analisarem sempre todos os dados. A campanha poderia ser veiculada através de propagandas na televisão e também em palestras fornecidas por profissionais confiáveis gratuitamente, de maneira acessível a todos. Somado a isso, convém também a realização de campanhas que mostrem a importância da vacinação com dados convincentes, através de cartazes chamativos pelas ruas, propagandas televisivas que instiguem a curiosidade e palestras educativas.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200