Catarina Reis - Os efeitos do negacionismo científico na sociedade - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2016, o Estado brasileiro chegou a receber o certificado da Organização Panamericana de Saúde de país livre de sarampo. Porém, com o surto atual dele, pressupõe-se que, nos últimos anos, a relevância científica vem perdendo espaço para o negacionismo dela na sociedade. Nesse sentido, cabe propor um debate referente aos efeitos negativos do cenário em questão, como a volta de doenças já erradicadas e a invalidação da ciência, a fim de superá-los por meio de intervenção estatal. (Deixe a discussão de negacionismo científico mais evidente. Ficou reduzido ao sarampo)

(Boa estratégia coesiva) A priori, pode-se afirmar que, (Sem vírgula) o retorno de doenças já erradicadas é um dos graves impactos do negacionismo. Isso porque, muitas vezes, a população desacredita das medidas preventivas a saúde, como a importância da vacina, contribuindo para que determinados parasitas humanos se manifestem novamente. De modo contrário a esse panorama, no início do século XX, no Brasil, o desaparecimento da varíola se deu através da busca da vacina pelos indivíduos, o que levou, anos depois, a 100% da cobertura vacinal (Vírgula) além da superação da taxa de natalidade sobre a taxa de mortandade da época. Logo, tal comportamento social prejudica, comprovadamente, a própria qualidade de vida do sujeito somado ao desenvolvimento da nação. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a anulação da ciência configura a problemátima do tema em pauta. De forma lamentável, a grande circulação de informações sem fundamentos fomenta ideias antagônicas ao embasamento científico. Gera-se, em consequência, um movimento sociocultural marcada pela anticiência. De maneira análoga, segundo o ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Assim, partindo da reflexão do autor, é preciso uma manutenção dos valores comportamentais da sociedade que valide o conhecimento empiríco, sob o risco de que a propagação de notícias inverídicas acerca da ciência vire uma máxima na sociedade. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o negacionismo científico traz sérios efeitos no corpo cívico. Para mudar essa realidade, o governo federal, juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia, deve (Muito bem. Apresentou o agente) criar o logotipo ''A Verdade testada'' destinado ao povo brasileiro. Esse algoritmo oficial estará atrelado nas plataformas digitais, obrigatoriamente, em cada publicação dos sites de notícias. Ademais, o seu intuito é separar as informações com embasamento científico daquelas que não vierem com o logotipo, possuindo também um link com os dados da pesquisa ao pressionar. Estimulará, portanto, as pessoas a lerem fontes confiáveis cada vez mais, diminuindo a disseminação das opniões alheias sobre a ciência. Feito isso, a invalidação científica será combatida, e o sarampo poderá ser erradicado no país futuramente. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200