O filósofo grego Aristóteles cunhou que apenas o conhecimento pode nos levar a obtenção da plenitude da essência humana. Nesse viés, analisa-se que a negação de estudos científicos por parte de algumas pessoas vai contra essa prerrogativa. Sendo assim, é necessário analisar os efeitos que essa problemática pode causar na sociedade brasileira, como a propagação de notícias falsas e, consequentemente, a desinformação que isso pode gerar na população. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é preciso destacar a disseminação de mentiras contra estudos comprovados cientificamente. Em janeiro de 2021, durante a pandemia da covid-19, vários movimentos antivacina espalharam notícias falsas de que a vacina contra o coronavírus era perigosa e podia matar as pessoas. Nesse contexto, esses movimentos ficaram populares através do temor que foi colocado na população em tomar essa nova vacina. Esse é um exemplo de como a propagação de notícias falsas contribuem para o negacionismo científico, visto que não era necessário ter preocupação (Vírgula) pois todas as vacinas que circulam no Brasil recebem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) através de diversos procedimentos para demonstrar a sua eficácia. Sendo assim, essas notícias sem base alguma podem desvalorizar os estudos de cientistas e contribuir para a não confiança da população na ciência. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, essas notícias falsas acabam gerando desinformação na sociedade. Em 1937, Getúlio Vargas botou em prática o Plano Cohen, que consistia em anunciar para população brasileira a existência de uma ameaça comunista querendo tomar o poder. Porém, esse plano não passou de uma invenção de Vargas com o objetivo de concentrar o poder político em suas mãos. Esse ocorrido gerou na população uma falta de informação, em que várias pessoas passaram a defender Getúlio e disseminar ódio contra comunistas. Isso mostra como a falta de conhecimento por consequência da disseminação de notícias falsas pode afetar o julgamento da opinião pública. Dessa forma, o negacionismo científico não só gera mentiras, assim como pode influenciar outras pessoas a seguirem ou aceitarem essa inverdade. (Delimite as discussões e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas a fim de diminuir os efeitos do negacionismo científico na sociedade brasileira. Sendo assim, o governo federal, na figura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, deve desenvolver uma plataforma que armazene as mais diversas comprovações científicas e disponibilizá-la para a sociedade acessar sempre que quiser confirmar quando uma notícia é verdadeira ou falsa. Isso pode ser feito através de desenvolvedores de softwares e programadores que irão montar esse sistema e permitir que apenas cientistas competentes e encarregados de verificar as informações postem os artigos científicos e notícias sobre os avanços da ciência. Dessa forma, através da disseminação de conhecimento, poderemos alcançar a plenitude da essência humana, como dissertou Aristóteles.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |