Entre os anos de 1346 – 1352, foi o auge da “peste negra” a doença mais devastadora da história da humanidade, diferentemente dos anos passados a evolução científica tem sido notória, como, por exemplo, a agilidade e eficácia de criações de vacinas (Melhore a construção dessa ideia).Com isso (Vírgula) em pleno século XXI ,parte da população ainda vem refutando a melhora da ciência .Nesse contexto, o desincentivo de autoridades governamentais, juntamente com a disseminação de fake news ,vem tornando a sociedade ainda mais desacreditada da ciência . (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Para o sociólogo Zygmunt bauman ,as redes sociais são muito úteis ,oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha. Essa citação vem se tornando ainda mais verídica, (Sem vírgula) com a propagação de mentiras nas redes sociais. Nesse ambiente ,as fake news vêm se tornando ainda mais perigosas ,motivando pessoas desinformadas a colocar suas vidas em risco ,tomando medicamentos ou receitas caseiras sem nenhuma comprovação científica . (Vírgula) fazendo com que uma vantagem das redes digitais de informar sobre orientações epidemiológicas e sanitárias se torne descredibilizada . (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota – se, (Sem vírgula) que as instituições governamentais têm bastante interferência na sociedade. No caso do Brasil ,a principal autoridade presidencial , (Sem vírgula) vem influenciando negativamente aos os cidadãos, com aglomerações, o não uso de máscaras em locais públicos, o incentivo de uso de medicamentos não prescrito por médicos e com isso propagando falsa noticias e desvalorizando a ciência . (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Assim ,faz-se necessária a atuação do Ministério da Saúde ,juntamente com a mídia ,por meio de campanhas e palestras educar a população e ajudar no cuidado com a fake news. Cabe também a cada indivíduo , (Sem vírgula) buscar se informar por fontes seguras ,como jornais e revistas sérias. Somente desse modo será possível que a ciência volte a ter credibilidade e não ocorra novamente doenças como a peste negra e a covid-19 que matou e vem matando milhares de pessoas .
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |