Na Idade Média, diversos cientistas,entre eles Galileu Galilei,foram perseguidos pela igreja católica por provarem e defenderem fatos científicos negados por ela. Hodierno (Reveja a seleção lexical),o negacionismo científico continua existindo e fazendo a sociedade perder avanços científicos e tecnológicos.Sendo assim,o negacionismo,em tese,se mostra como um problema e retrocesso social (Muito bem. Apresentou a tese) e,por isso,é crucial combatê-lo para que a sociedade evolua em diversas áreas.
(Boa estratégia coesiva) Primeiro,é necessário saber quais mazelas o negacionismo traz.O negacionismo científico prejudica,principalmente,a saúde,pois,por exemplo,ele faz com que milhares de pessoas não se vacinem por não acreditarem na eficácia ou na segurança dos imunizantes,mesmo com a ciência já tendo provado o quanto eles são seguros e eficazes;outro exemplo disso foi o grande número de mortes por coronavírus,causadas porque muitos não acreditaram em seus riscos e não seguiram as regras de segurança sanitária.Além disso,ele é nocivo para a economia,já que um país que,por negar a ciência,não investe em seus cientistas acaba os perdendo para outas nações e,por não ter esses profissionais,não avança tecnologicamente e tem que importar tecnologias novas de outros países. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano,é importante conhecer as causas da negação da ciência.O astrônomo Carl Sagan,dizia que,por falta de investimento na educação,muitos indivíduos recorrem aos mitos para explicar os fatos,já que não tiveram acesso a teorias comprovadas que os explicassem.Além disso,a proliferação de teorias da conspiração e fake news,pelas redes saciais,contribui para isso.Ademais,muitos países,por exemplo o Brasil,que em 2017 cortou 44% da verba do ministério responsável pela ciência (segundo o El País),não investem na ciência,fazendo com que ela perca,ainda mais,a credibilidade. (Explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,o impasse deve ser resolvido.Então,o governo federal aumentará a verba do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovações (que é o responsável pela ciência),para que ele possa investir em pesquisas científicas e criar museus de história natural,para que o público tenha acesso à ciência e ele,também,fará uma campanha midiática desmentindo teorias da conspiração e fake news científicas.Paralelamente,o MEC (Ministério da Educação) investirá em cursos superiores da área científica,para incentivar os cientistas.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |