Debate-se, correntemente (Reveja a seleção lexical), sobre o negacionismo, que na ciência quer dizer negar fatos, (Sem vírgula) comprovados através de experimentação, como forma de escapar deles. Neste contexto, é importante ter em mente que a ciência não precisa ser aceita como a única verdade, porém negá-la acarreta efeitos nocivos para a saúde humana e o meio ambiente (Muito bem. Apresentou a tese). Perante o exposto, é de suma importância analisar e solucionar a questão, principalmente porque nos últimos tempos tem-se propagado os adeptos dessa concepção na sociedade brasileira, agravando ainda mais as suas consequências.
(Melhore a estratégia coesiva) É possível observar que o ceticismo científico pode resultar em crises sanitárias, isto muitas vezes é causado pela desinformação e pela propagação de "fake news", que leva as pessoas a não entender as formas de prevenção e cuidados de uma doença, assim, acabando por causar surtos de epidemias, como é o caso da crise de AIDS na África do Sul (Explore mais essa discussão). Portanto, para não prejudicar sua disposição, a sociedade não pode aceitar ficar sem informações ou receber notícias falsas para não cair cair na negação. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o negacionismo também prejudica o ecossistema terrestre, pois ao se negar o fato, segundo IPCC(Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), de que as atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, vem alterando o equilíbrio climático, faz com que não exista preocupações com possíveis precauções, o que pode causar, futuramente, uma catástrofe ambiental que ameaçaria a existência humana. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, os frutos da não aceitação da ciência podem perturbar a saúde e transtornar a natureza. Com base nisso, o governo federal (Vírgula) junto aos Ministérios da Educação, Saúde e Meio Ambiente (Vírgula) devem promover a propagação de falas de cientistas, de forma mais compreensível para nação, e a conscientização, por meio do engajamento dos especialistas nas redes sociais, palestras, investimento em educação e saúde, desta forma, as pessoas conseguirão diferenciar fatos com embasamento científico e conceitos do senso comum, assim, não prejudicando o bem-estar da sociedade e a sua existência, para que ela possa, enfim, caminhar para um possível progresso.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |