A persistência da ignorância na sociedade moderna - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao contrário do que se pensa, apesar do amplo desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade moderna, a humanidade insiste em negar fatos descobertos pela ciência. Embora haja aceitação, por parte de competências mundiais como a Organização das Nações Unidas (ONU), sobre a existência, a ação e as consequências das mudanças climáticas, ainda é percebida negação por uma parcela da sociedade. Ademais, o aquecimento global é provocado por ações antropogênicas como a queima de combustíveis fósseis e o agronegócio, negar essa problemática certamente é apenas mais um grave erro do ser humano. (Formule a tese com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Yuval Noah Harari, autor de “21 lições para o século XXI”, “se continuarmos no curso atual, isso [degradação de habitats e extinção de animais, plantas e ecossistemas] não apenas causará a aniquilação de um grande percentual de todas as formas de vida como poderá também solapar os fundamentos da civilização humana”. Assim, é perceptível que as consequências geradas pelo Homem são irreversíveis, de modo que a natureza demore séculos para se reestabelecer e para que exista uma sucessão ecológica. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, congruente à pesquisa Datafolha de 2019, cerca de 15% dos brasileiros negam a realidade do aquecimento global. Frequentemente, o negacionismo está intrinsecamente relacionado com questões políticas e econômicas. Certamente, a indústria petrolífera, o agronegócio e, (Sem vírgula) o capitalismo como um todo, pressiona líderes políticos e, com esses, o mercado. Assim, pode-se compreender que enquanto o lucro vier da exploração abundante do planeta, o Homem não é convencido a utilizar meios sustentáveis e limpos para exercer o capitalismo. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. De modo democrático e diplomático, o governo federal e o Ministério do Meio Ambiente devem (Muito bem. Apresentou o agente) enviar um projeto de lei à Câmara dos Deputados. Com o intuito de melhorar a relação entre seres humanos, planeta Terra e capitalismo, o projeto deve conter estratégias para mitigar a poluição. Desse modo, as propostas devem contemplar uma meta de quantidade máxima de gases poluentes que as indústrias podem liberar mensalmente, quando essas forem ultrapassadas, os responsáveis devem ser multados. Logo, com essas medidas conscientes, espera-se um país respeitoso quanto à natureza e a sustentabilidade.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200